Sem estrutura, biossegurança e 2ª dose, educadores de Natal mantêm indicativo e trabalho remoto

5 Aug 2021

A falta de estrutura nas escolas, biossegurança deficiente e não aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 levaram a educação de Natal a manter o indicativo de greve e trabalho remoto. Assim, ficou acordado não atender ao chamado da Secretaria Municipal de Natal (SME) para voltar presencialmente.

As deliberações foram tiradas em Assembleia virtual nesta quarta-feira, 04 de agosto. O encontro foi conduzido pela direção do SINTE/RN.

Na ocasião, vários profissionais da Rede Municipal relataram problemas nos seus locais de trabalho. Merenda insuficiente ou em falta, telhados comprometidos, redes elétricas deficientes, sistemas hidráulicos com defeito, entre outras coisas, foram citadas. Todas as reclamações apresentadas foram constatadas pela direção do Sindicato, que há semanas tem visitado escolas e CMEIs da capital. O trabalho da entidade objetiva produzir um dossiê a ser enviado aos veículos de comunicação e Ministério Público (MP/RN).

Porém, as imagens colhidas/recebidas e os depoimentos de educadores foram suficientes para ilustrar uma campanha do SINTE/RN veiculada entre segunda (02) e esta quarta (04) em canais de TV e emissoras de rádio. Em 30 segundos, denuncia a situação da educação de Natal. Confira o VT AQUI e ouça o Spot AQUI.

ENCAMINHAMENTOS

Além de pautar questões relativas à pandemia, os educadores aprovaram oito encaminhamentos. São eles:

1 – Participar das atividades chamadas para 18 de agosto, Dia Nacional de Luta e Paralisação em defesa do serviço público, seus servidores e contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020). Atos de rua serão convocados pelas entidades, mas o SINTE/RN recomenda que só participem as pessoas que tomaram as duas doses da vacina;

2 – Paralisar as atividades em 19 de agosto para lutar em defesa da educação da Rede Municipal de Natal. O dia será marcado por reuniões virtuais entre educadores e pais;

3 – A Assembleia recomenta boicotar as formações oferecidas pela SME

4 – O SINTE/RN deve enviar para a diretoria local uma moção de apoio à luta dos trabalhadores dos Correios contra a privatização da estatal;

5 – O SINTE/RN deve criar um cronograma de aulas cidadãs nas frentes das escolas do ensino fundamental 1, reservando 1 dia para um protesto na frente da Prefeitura de Natal, reunindo a categoria, pais/responsáveis e alunos, respeitando os protocolos;

6 – O SINTE/RN deve trabalhar em prol da formação de uma comissão intrapartidária, com a presença de pais, parlamentares, OAB, igrejas e o Ministério Público do Trabalho, para tentar uma audiência com o prefeito Álvaro Dias;

7 – Spots devem ser veiculados nas rádios até a próxima Assembleia; e

8 – Antes da Assembleia, deve ser veiculado nas TVs locais um novo vídeo denunciando a situação das escolas e a não atualização do Piso Salarial 2020 (12,84% devidos pelo Prefeito).

5 Aug 2021

ENCAMINHAMENTOS