Justiça recua e diz não poder obrigar prefeito a participar de audiência com SINTE/RN

23 May 2022

A informação de que o prefeito Álvaro Dias não podia ser obrigado a comparecer à audiência de conciliação solicitada pelo Poder Judiciário para tratar da atualização salarial dos/as educadores/as foi passada a direção do SINTE/RN pelo desembargador Virgílio Macedo Júnior.

A comunicação ocorreu em 19 de maio durante reunião de dirigentes do Sindicato com o magistrado. Na ocasião, também foi definido que se não houvesse sinalização de audiência com o gestor municipal até o dia 20, o processo seguiria para julgamento no Pleno do tribunal.

Indagado sobre os cortes de salários dos/as educadores/as e sobre a multa estabelecida aos dirigentes do SINTE pela manutenção da greve, cujo valor chega a R$ 4.100.000,00 (quatro milhões e cem mil reais), o magistrado afirmou que as sanções permanecem e que o assunto foi encaminhado ao Ministério Público, ainda que a motivação do movimento paredista tenha sido o descumprimento de leis por parte de Álvaro Dias.

Para a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, na luta por justiça a educação de Natal tem sido penalizada, enquanto seu algoz permanece ileso. “Ainda assim, a luta continua e o Sindicato não descansará até que os educadores e as educadoras de Natal tenham acesso aos 33,24%”, conclui.

ENTENDA

O agendamento e realização de uma audiência de conciliação com o prefeito, mediada pelo desembargador Virgílio Macedo Jr., havia sido solicitada pelo Sindicato quando da suspensão da greve dos/as educadores/as, em 29 de abril. O objetivo da entidade com esse encontro era iniciar a negociação da atualização salarial da categoria com a prefeitura.

Da reunião que ocorreu em 19/05 no TJRN, participaram a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, a coordenadora de assuntos jurídicos e defesa do trabalhador em educação do Sindicato, Eliene Bandeira, e a assessora jurídica da entidade, advogada Sylvia Dutra.

23 May 2022

ENTENDA