ELEIÇÕES

Maioria presente em Assembleia rejeita recurso que pedia anulação das eleições do SINTE/RN

13 Jul 2022

Créditos: Lenilton Lima

Trezentos trabalhadores em educação que participaram da Assembleia Geral Extraordinária do SINTE/RN votaram a favor da rejeição do recurso que pedia a anulação das eleições do Sindicato realizadas em junho. Apenas dois filiados queriam a anulação, sete resolveram se abster. A decisão saiu na tarde desta quarta-feira (13), na sede estadual da entidade.

Impetrado por um filiado e integrante de uma das três chapas que participou do pleito, se baseava em uma possível irregularidade na urna de número 171, fixada em Santana do Matos. Entretanto, a Comissão Eleitoral entendeu ser insuficiente o motivo apresentado para realizar novas eleições. Assim, indeferiu o recurso.

Obedecendo ao estatuto do SINTE, a Comissão apresentou seu parecer para a categoria em Assembleia, que acatou sua decisão, mantendo o resultado que reelegeu a Chapa 1 com 70,27% dos votos válidos.

No parecer, a Presidenta da Comissão, professora Vilma Geruza, apontou que todo o processo eleitoral foi realizado com transparência. Para isso, cinco pessoas foram eleitas para a Comissão Eleitoral em Assembleia. O grupo contou com duas pessoas de cada chapa, uma participou como titular e outra atuou como suplente.

De acordo com o parecer, a possível irregularidade apresentada pelo filiado ao SINTE/RN já era de conhecimento dos componentes da Chapa 02, que não pediram a impugnação da urna, indicando uma possível “intenção prévia de anulação geral das eleições”.

O documento encerra afirmando que “os fatos citados não comprometem ou mudam o resultado das eleições onde a chapa 01- José Teixeira- Fazendo a Luta com Experiência e Responsabilidade, obteve 70,27% dos votos válidos e em respeito à vontade soberana da categoria que elegeu a Chapa 01 como sua representante”.

ELEIÇÕES

13 Jul 2022