DENÚNCIA

Mudança na Escola Municipal Prof. Waldson Pinheiro gera protestos e mobilização

24 May 2024

Os professores da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro foram surpreendidos por uma decisão unilateral da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Natal, anunciada durante uma reunião no dia 21 de maio. Na ocasião, a SME comunicou aos docentes que as dependências da escola no turno da noite abrigarão a Escola Municipal Professor José Melquiades de Macedo, gerando uma mudança na administração do período noturno e afetando diretamente a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com cerca de 200 estudantes e seus respectivos professores, que passarão a responder à gestão da Escola Prof. José Melquiades.

“Ainda estamos confusos. Na verdade, estamos tentando entender tudo que aconteceu e nos sentimos impotentes diante dessa imposição”, expressa o professor Deickson, refletindo o sentimento compartilhado pelos docentes diante da mudança. Além das preocupações com a transição administrativa, há questionamentos sobre os desafios estruturais e organizacionais que envolvem o funcionamento simultâneo de duas escolas em um mesmo local, mas em turnos distintos.

Diante do descontentamento generalizado, dirigentes e professores da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro buscaram apoio junto ao SINTE-RN. Em uma reunião realizada em 23 de maio, ficou decidido que o Conselho Escolar se reunirá no dia 25 para discutir a questão. Posteriormente, em 28 de maio, uma Assembleia será convocada, reunindo toda a comunidade escolar, incluindo professores, estudantes, pais e mães de alunos. Nessa Assembleia, o SINTE estará presente, e sua assessoria jurídica será acionada para avaliar medidas cabíveis.

Para o coordenador geral do Sindicato, professor Bruno Vital, a mudança imposta pela Secretaria Municipal é arbitrária e soma-se a uma série de medidas questionáveis adotadas pela gestão Álvaro Dias-Cristina Diniz no âmbito da educação. A mobilização da comunidade escolar reflete a necessidade de diálogo e transparência na elaboração e implementação de políticas educacionais, visando sempre o melhor interesse dos estudantes e dos profissionais da educação.

ESCOLA PROF. PROFESSOR WALDSON JOSÉ BASTOS PINHEIRO – Localizada na Rua São Francisco, nº361, bairro Nossa Senhora da Apresentação. Criada em janeiro de 2002, a Escola atende aproximadamente 1.080 estudantes, na faixa etária a partir dos 11 anos de idade, das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Portanto, oferta as modalidades de ensino regular e EJA, com esta última modalidade atendendo quase 200 alunos.

DENÚNCIA

Mudança na Escola Municipal Prof. Waldson Pinheiro gera protestos e mobilização