Na luta pelo Piso, educadores de Natal aprovam ato nesta terça (22) e cogitam greve em julho

21 Jun 2021

Os educadores de Natal aprovaram a realização de um ato presencial nesta terça-feira (22) para cobrar do prefeito Álvaro Dias a implementação do Piso Salarial 2020. A deliberação foi tirada em Assembleia virtual na tarde desta segunda, 21 de junho, que contou com cerca de 200 profissionais da Rede. O ato foi sugerido pela direção do SINTE/RN.

Na ocasião, a categoria discutiu a possibilidade de entrar em greve a partir de julho por causa das dívidas acumuladas pelo município, sobretudo os 12,84% relativos à correção do ano passado. Assim, ficou acertado que um novo encontro remoto dos profissionais acontecerá em 06 de julho, com avaliação de indicativo de greve. Será um dia antes do início das aulas híbridas (virtuais e presenciais) estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

No entanto, os educadores são contrários ao retorno neste momento tendo em vista a desvalorização salarial somada a pandemia da Covid-19. Embora a vacinação tenha iniciado em 07 de junho, a categoria sabe que não está imunizada. A vacinação está em ritmo lento e a ciência garante que a imunização de fato só ocorre 30 dias depois da segunda dose. Porém, no momento cada profissional está recebendo a primeira dose da vacina.

Além disso, as escolas precisam passar por adaptações e adoções de protocolos de biossegurança. O índice de transmissão da Covid-19, bem como os números de óbitos e internações também são elementos considerados quando se pensa em retomar o trabalho presencial.

ATO NESTA TERÇA-FEIRA (22) NA PREFEITURA

O ato presencial nesta terça-feira (22) será na frente da Prefeitura de Natal, a partir das 9h. Contudo, a direção do Sindicato avisa que não será permitida nenhuma aglomeração. Além disso, só deve comparecer quem se sentir seguro para tal, obviamente trajando máscara e dispondo de álcool 70%. O distanciamento entre os participantes será respeitado.

A ideia é provocar uma audiência relâmpago com o prefeito Álvaro Dias, que é conhecido por se negar a dialogar com o SINTE/RN. Diante das negociações travadas na SME, sem qualquer proposta por parte da secretária Cristina Diniz, o entendimento é de que é necessário fazer um enfrentamento direto, reivindicando o que é de direito.

ENCAMINHAMENTOS

1 – O SINTE/RN deve realizar uma Assembleia virtual em 06 de julho, às 14h. Pauta: Discutir o indicativo de greve, considerando a convocação da SME para o retorno híbrido da educação infantil e a falta de negociação dos 12,84% relativos ao Piso 2020;

2 – Os educadores não devem participar da Jenat 2021. No entanto, cada um deve se inscrever no evento, ingressar na mesa de abertura e usar o chat para protestar contra o retorno híbrido das aulas e o não pagamento dos 12,84% do Piso. Após isso, deve sair da sala virtual;

3 – O SINTE/RN deve realizar um ato presencial em 22 de junho (terça-feira), às 9h, na frente da Prefeitura de Natal, para buscar audiência com o Prefeito objetivando tratar da negociação do Piso. Mas somente deve comparecer quem estiver em condições para tal;

4 – O SINTE/RN deve buscar espaço em busdoor para inserir a frase “Prefeito Álvaro Dias, inimigo da educação”;

5 – A categoria deve acessar o site da CNTE e assinar o abaixo-assinado em prol da destinação de 60% dos precatórios do Fundef para os educadores;

6 – O SINTE/RN deve pressionar o Governo Federal, deputados federais e senadores para que sejam liberados os recursos destinados a garantir internet e a compra de tablets para os estudantes carentes na pandemia, que ainda não acabou;

7 – O SINTE/RN deve reivindicar da Prefeitura de Natal a implementação de um auxílio financeiro para os professores, uma vez que desde o início da pandemia estão trabalhando com recursos próprios, que custeiam a internet e compra e/ou manutenção de equipamentos necessários;

8 – O SINTE/RN deve continuar lutando em defesa de uma plataforma virtual que atenda o trabalho dos docentes na pandemia;

9 – Na pauta de reivindicações, o SINTE/RN deve inserir as demandas apresentadas pela categoria nas reuniões virtuais por unidades de ensino;

10 – O SINTE/RN deve encaminhar para a vereadora Divaneide Basílio (PT/RN) o pedido de realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para debater a implantação do Piso Salarial.

21 Jun 2021

ATO NESTA TERÇA-FEIRA (22) NA PREFEITURA