Assembleia delibera que proposta para atualização salarial deve ser melhorada com negociação

28 Sep 2021

A maioria dos participantes da Assembleia da Rede Municipal de Natal que aconteceu nesta segunda-feira (27) considerou ruim a proposta apresentada pelo Prefeito para a atualização salarial de 2020. Por isso, deseja sua melhoria. É o que mostrou uma votação realizada no encontro virtual.

Ao todo, 84% dos presentes votaram contra acatar a proposição exposta por Álvaro Dias na última quinta (23 de setembro). Por outro lado, 11% dos profissionais opinaram que a oferta do Chefe do Executivo da capital deveria ser considerada. No final, diante da maioria esmagadora de votos, venceu o posicionamento favorável a não aceitar a proposição. Porém, a maior parte dos educadores presentes decidiram que as negociações devem continuar.

Desta forma, se deliberou que o SINTE/RN vai entregar ao município ofícios comunicando a posição da Assembleia, bem como buscar uma nova audiência. Para isso, serão realizados dois atos públicos em prol das negociações já nesta semana. O primeiro acontece nesta terça (28), às 9h, em frente à Secretaria Municipal de Educação (SME). O segundo na quarta (29), também às 9h, em frente à Prefeitura.

Por fim, a Assembleia desta segunda (27) ainda aprovou um calendário de luta. Confira ao final desta matéria as datas, horários e locais das próximas atividades da Rede Municipal.

PROPOSTA

Álvaro Dias está propondo atualizar metade dos 12,84% devidos. Ou seja, apenas 6,42%, e para os educadores da ativa. O Chefe do Executivo municipal também não considera o passivo acumulado no ano passado. Além disso, quer deixar os aposentados de fora, desrespeitando a paridade entre os segmentos. A proposta, considerada ruim já na mesa de negociação, desrespeita a Lei do Piso Nacional (11.738/2008) e a Lei Municipal (6.425/2013).

Fátima Cardoso, que é professora e coordenadora geral do SINTE/RN, afirmou para o Prefeito que a proposta dificilmente passaria em Assembleia. Mesmo assim o Álvaro Dias manteve a oferta, desconsiderando o alerta da sindicalista.

CALENDÁRIO DE LUTA

1 – Ato Público em frente à SME em prol das negociações da atualização salarial 2020. Terça-feira (28), às 9h;

2 – Ato Público em frente à Prefeitura de Natal em prol das negociações da atualização salarial 2020. Quarta-feira (29), às 9h;

3 – Assembleia da Rede Municipal do Natal. Sexta-feira (01/10), às 9h30, pela Plataforma Zoom. Pauta: Avaliação do processo de negociação;

4 – Reunião com educadores/as infantis. Segunda-feira (04/10), às 9h30, pela Plataforma Zoom. Pauta: Referencial Curricular da Educação Infantil;

5 – Assembleia da Rede Municipal do Natal. Quinta-feira (07/10), às 14h30, pela Plataforma Zoom. Pauta: Avaliação da audiência de conciliação; e

6 – Ato em frente à Prefeitura. Quarta-feira (20/10), às 9h. Pauta: Mudança na Lei Orgânica do município do Natal em busca da paridade para quem ingressou no serviço público a partir de 2003.

28 Sep 2021

PROPOSTA