Nota pedagógica sobre a Rede Municipal de Natal

12 Aug 2020

Diante da conjuntura municipal de descaso do Prefeito Álvaro Dias com a Educação, descumprindo a Lei do Piso Salarial do Magistério 2020, que assegura a atualização dos salários dos professores e professoras em 12,84% (algo ignorado desde janeiro do corrente ano), a diretoria do SINTE/RN e a categoria deliberaram em reunião pela suspensão imediata da participação dos/as educadores/as nas atividades de formação pedagógica e nas aulas remotas, conduzidas pela internet ou pela TV, promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Direcionamos esse recado ao Prefeito do Natal, Álvaro Dias, e à Secretária de Educação, Cristina Diniz, visto que ambos têm adotado condutas e atitudes recorrentes que prejudicam professores/as e a comunidade escolar de modo geral. Além de descumprirem a Lei do Piso, o Prefeito e a Secretária deixam Educadores Infantis à margem em suas carreiras e desconsideram os acordos firmados com o Sindicato relativos ao pagamento de valores devidos aos aposentados/as, dos anos 2017 e 2018; e descumprem o acordo de 2019 referente à publicação das promoções horizontais decorrentes da avaliação de desempenho para um total de 1.200 educadores, relativa ao ano de 2015 e a Lei Complementar 058/2004.

Portanto, ainda que batalhemos intensamente pela formação dos/as educadores/as vinculados/as à educação inicial e/ou continuada, entendemos que nossa luta é justa e que o Prefeito não pode virar às costas para nossas reivindicações. Acerca disso, refletimos sobre as razões pelas quais milhões de reais são disponibilizados para festas populares, como o Carnaval, e contraditoriamente, faltam recursos para a Educação.

E já neste momento de Pandemia, refletimos e nos perguntamos como a gestão municipal é capaz de apresentar data de retorno às aulas presenciais, sem estabelecer qualquer diálogo com o Comitê Educacional; orientar o uso de um medicamento que não é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela comunidade científica para combater a Covid-19; e como é possível flexibilizar a abertura prematura do comércio?

Nós, trabalhadores e trabalhadoras em Educação, juntamente com os/as estudantes, formamos 1/3 da população em isolamento social. Diante de um possível retorno das aulas presenciais, sem condições sanitárias, estaremos em uma situação de extrema vulnerabilidade e pondo em risco toda a sociedade.

Somos o SINTE/RN. Defendemos a vida, defendemos a valorização profissional e a educação. Asseveramos que se não for negociado a atualização de 12,84% do Piso Salarial, com paridade para ativos e aposentados, não iremos aceitar aulas remotas, não retomaremos às aulas presenciais e dizemos não às formações pedagógicas da SME.

Prefeito, negociação já! Cumpra com o seu dever público!

Nota pedagógica sobre a Rede Municipal de Natal

12 Aug 2020

Prefeito, negociação já! Cumpra com o seu dever público!