APOSENTADOS

Novas solicitações de aposentadoria serão aceitas a partir de maio, promete Pres. do IPERN

21 Apr 2021

A partir de maio novas solicitações de aposentadoria dos servidores públicos do Rio Grande do Norte serão aceitar por um novo sistema que está prestes a entrar no ar. É o que prometeu Nereu Linhares, presidente do IPERN, em audiência virtual com a direção do SINTE/RN nesta terça-feira (20). O encontro, que durou cerca de uma hora e meia, contou com a presença de Rômulo Arnaud (Coordenador Geral do SINTE/RN), Eliene Bandeira (Diretora de Assuntos Jurídicos), Vera Messias (Diretora de Adm. e Finanças), Marlene Moura (Diretora de Aposentados) e Heitor Cavalcanti (Assessor Jurídico do SINTE/RN).

Atualmente, em virtude das novas regras para aposentadoria determinadas pela Reforma da Previdência Estadual, que entraram em vigor em janeiro, nenhum processo está sendo admitido. No entanto, de acordo com Nereu, um novo sistema está sendo preparado por uma empresa de informática. Vai permitir dar entrada na aposentadoria e fazer simulações de tempo de serviço, idade e etc. A expectativa é que no próximo mês tudo esteja pronto.

Outro questão levantada pelo Sindicato foi a velha burocracia que os servidores enfrentam quando procuram se aposentar. O SINTE/RN lembrou que muitas vezes o pré-aposentado peregrina por escolas e órgãos estaduais durante nove ou dez meses buscando a documentação solicitada. Por isso, pediu que sejam diminuídos os documentos solicitados. O Presidente do IPERN entendeu a reivindicação e disse que está dialogando com a Secretaria Estadual de Educação (SEEC), que é a responsável por elencar os documentos. Isso porque o próprio Instituto compreende que vários itens solicitados são desnecessários. O gestor não deu prazo, mas disse que está buscando resolver esta questão o quanto antes.

A entidade também pediu para ter acesso ao banco de dados do IPERN, que contém informações dos professores, funcionários e técnicos da Rede Estadual de ensino. O pedido tem como objetivo facilitar a vida do servidor, uma vez que o Sindicato muitas vezes não consegue entregar um alvará ou incluir o trabalhador em uma ação movida pela entidade por causa da falta de informações. Compreendendo a necessidade, o Presidente do IPERN disse que vai procurar disponibilizar o banco.

APOSENTADOS

21 Apr 2021