PL do Piso dos educadores de Natal está na Procuradoria; SINTE/RN aguarda proposta formalizada

17 Jul 2023

O Projeto de Lei (PL) que deve garantir metade do Piso Salarial 2023 dos educadores de Natal está na Procuradoria Geral do Município (PGM). É o que descobriu o grupo de dirigentes do SINTE/RN que visitou a sede da Prefeitura nesta segunda-feira (17).

De acordo com as informações passadas aos sindicalistas, a Procuradoria está elaborando a minuta do projeto. Finalizado essa trabalho, o texto será encaminhado para o Executivo. Após isso, segundo acordado em audiência e reafirmado por membros da gestão municipal nesta segunda, o prefeito Álvaro Dias vai convocar sessão extraordinária da Câmara Municipal, que está em recesso.

Em busca de mais informações acerca do PL, os dirigentes se deslocaram até Procuradoria Geral do Município. No entanto, o expediente desta segunda (17 de julho) havia terminado.

SINTE/RN AGUARDA PROPOSTA FORMALIZADA

Até o fechamento desta matéria o SINTE/RN não recebeu da Secretaria Municipal de Educação (SME) um documento que formaliza a proposta do município para quitar parte do Piso deste ano. Fechado na última audiência, o acordo prevê que a SME vai mandar para o Sindicato um documento que oficializa o proposto pela gestão Álvaro Dias em mesa.

Diante dessa demora, a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, ligou para a secretária de educação, professora Cristina Diniz. No entanto, a gestora não atendeu aos chamados: “Amanhã vamos até a SME em busca dessa proposta formalizada, bem como pressionar para que o PL vá para a Câmara, seja votado e o dinheiro chegue ao bolso da categoria”, afirmou a sindicalista.

PROPOSTA

De acordo com o prometido pelo Prefeito, 7% (parte do Piso Salarial 2023) serão implementados em julho. Já o retroativo acumulado de janeiro a junho deste ano chegará ao bolso da categoria em quatro parcelas, entre janeiro e abril de 2024. Outra demanda reivindicada e prometida é a instalação de uma mesa permanente de negociação, espaço que, entre outras coisas, será utilizado para discutir o restante da dívida do município e pautar a realização de concurso público, bem como melhorias das condições de trabalho.

17 Jul 2023

SINTE/RN AGUARDA PROPOSTA FORMALIZADA