INTERIOR

Prefeita de Boa Saúde segue Prefeito de Natal no calote aos educadores

10 Nov 2020

Faltando dois meses para o fim de 2020, a prefeitura de Boa Saúde, localizada na região agreste potiguar, ainda não concedeu a atualização do Piso 2020 dos professores e professoras do município. De acordo com a gestora municipal e candidata à reeleição, Maria Edice, o reajuste de 12,84% devido aos profissionais do magistério (que deveria ter sido aplicado no início do ano) não pode ser concedido em decorrência da lei eleitoral.

O argumento da prefeita de Boa Saúde é o mesmo utilizado recentemente pelo Prefeito do Natal para negar o direito dos/as professores/as da capital. Em ambos os casos, como já demonstrado pela Assessoria Jurídica do SINTE/RN, os gestores se valem de justificativas inverídicas para dar um calote na categoria.

No caso específico do município de Boa Saúde, o Sindicato tem tentado diálogos com a chefe do executivo para tratar da atualização do Piso e de outras demandas dos professores, como a mudança de nível e letras. Nesse sentido, foram protocolados quatro ofícios com solicitação de audiência, sem qualquer retorno da Prefeitura. Igualmente, foram feitas visitas a sede do Executivo, também sem sucesso.

Apenas mais recentemente e por intermédio da vereadora Sara Souza, representantes do SINTE/RN se reuniram com o esposo da prefeita Maria Edice. Contudo, após a apresentação das demandas da categoria, não foi apresentada qualquer proposta.

Somando-se ao descaso com a educação e a negativa de conceder a atualização do Piso do Magistério, a Prefeita, sem qualquer consulta à sociedade e movimentos de classe locais, encaminhou um projeto de lei à Câmara dos Vereadores sobre o Instituto de Previdência que deverá penalizar ainda mais os servidores.

INTERIOR

Prefeita de Boa Saúde segue Prefeito de Natal no calote aos educadores