INTERIOR

Prefeito de Arez impõe parcelamento em 10 vezes de folha salarial de dezembro de 2020

25 Feb 2021

O prefeito de Arez, Bergson Iduino, está impondo a 35 professores do município o parcelamento em 10 vezes da folha salarial de dezembro de 2020. A ideia foi apresentada em audiência nesta quinta-feira (25) entre assessores do Chefe do Executivo e a direção da Regional do SINTE/RN em Canguaretama.

A coordenadora geral da Regional, professora Telma Alves, disse que os assessores afirmaram que a dívida deixada pelo antecessor será paga de forma fracionada, ou seja, em 10 vezes a partir de 03 de março. Essa ideia foi prontamente rechaçada pelos servidores: “Todos querem receber o salário de dezembro de forma integral, sem parcelamento. Assim, dissemos ao Controlador do Município que não aceitamos”, afirma Telma. Então uma contraproposta foi apresentada. O SINTE sugeriu parcelar o pagamento em duas vezes, mas a ideia foi rejeitada.

A sindicalista acredita que a Prefeitura objetiva levar a questão aos tribunais. Isto é, tem tentado fazer com que o Sindicato judicialize a questão, o que protelaria ainda mais o caso: “O Prefeito não tem interesse em pagar aos professores. Alega que não há recursos, mas isso não condiz com a verdade. Há recursos em caixa. Porém, falta vontade política para pagar”, afirma. “Se não há recursos como o Prefeito está contratando tantos profissionais sem necessidade?”, indaga.

ENTENDA

35 professores da cidade de Arez não receberam o salário relativo ao mês de dezembro de 2020. O atraso aconteceu porque 105 mil reais do Fundeb reservados para pagar aos profissionais da educação, por um erro inexplicável, foram utilizados na quitação dos salários dos profissionais da saúde. Isso aconteceu no último mês da gestão de Bráulio Cunha, empurrando o problema para o atual Prefeito.

INTERIOR

25 Feb 2021