DENÚNCIA

Prefeitura do Natal corta oferta vespertina de Educação Infantil em CMEI no bairro Planalto

24 Jan 2024

Em uma decisão unilateral, a gestão Álvaro Dias causa indignação ao encerrar a educação infantil no período da tarde no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profa. Maria Salete Alves Bila, localizado no Bairro Planalto. A medida, que afeta diretamente pais, estudantes e profissionais da educação, foi comunicada sem consulta à comunidade escolar, gerando revolta e temores de cortes adicionais.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou a extinção da oferta de educação infantil para o turno vespertino em 2024, instruindo os responsáveis pelas crianças a procurarem alternativas em outros Centros. A notícia foi revelada durante uma reunião no CMEI em 22 de janeiro, causando decepção entre os presentes.

A professora Gidália Andrade, Diretora de Organização da Educação Infantil do SINTE/RN, denunciou a medida como arbitrária e reflexo do descaso da prefeitura com a educação pública e a comunidade escolar. O temor é que o próximo passo seja o corte no turno matutino, encerrando completamente a oferta de educação infantil no espaço. “A notícia chegou sem que a comunidade escolar tivesse sido consultada. É mais uma decisão fruto do autoritarismo que impera na gestão Álvaro Dias e Cristina Diniz. O município do Natal, que deveria abrir as portas para a educação e abrir mais escolas na capital, fecha as portas para nossos alunos”, afirma Gidália.

Diante da situação, a comunidade escolar planeja uma visita à SME no dia 02/02 (sexta-feira), acompanhada de gestoras e dirigentes sindicais, na tentativa de reverter a decisão e garantir o direito à educação pública para as crianças e seus pais.

DENÚNCIA

24 Jan 2024