Pressão do SINTE na SME resulta em audiência e promessa de retorno das negociações sobre o Piso

2 Sep 2020

Cansados de esperar uma resposta do Prefeito do Natal e da Secretária de Educação do Município sobre a atualização do Piso 2020 e outras demandas dos/as educadores/as da capital, representantes do SINTE/RN e educadores/as foram até a sede da Secretaria Municipal de Educação na manhã dessa quarta-feira (02/09).

Como resultado da mobilização organizada pelo SINTE na SME, uma comitiva do Sindicato foi recebida pela secretária de Educação. Na ocasião, Cristina Diniz se comprometeu a apresentar, ainda essa semana, uma data para a realização de audiência que vai retomar as negociações para a implantação do Piso 2020, uma vez que a Prefeitura do Natal ainda não quitou os 12,84%, conforme determinado pela Lei Nacional do Piso (11.738/2008) e pela Lei Municipal 6.425, de 2013.

O ato presencial na SME foi deliberado durante reunião virtual do SINTE/RN com a categoria. Trata-se de uma mobilização que se incorpora a outras tantas ações realizadas pelo Sindicato desde os primeiros meses do ano, tanto nas ruas como no ambiente digital, em prol da garantia dos direitos dos educadores e educadoras de Natal.

Durante a mobilização dessa quarta, que resultou em audiência, além de tratar da atualização do Piso – assunto de interesse maior –, foram discutidos outros temas, como promoções, quinquênios e 13º salário. Sobre isso, ficou definido o seguinte:

• Setembro – Promoção no índice de 5% para 808 professores/as, retroativa ao mês de março.
  • Outubro – Liberação de Quinquênios dos anos de 2018 e 2019, retroativos a janeiro.
  • Novembro – Mudança de nível e padrão dos processos de 2018.
  • Dezembro – Liberação dos 70% restantes do 13º salário e pagamento do 1/3 de férias.

2 Sep 2020

• Novembro – Mudança de nível e padrão dos processos de 2018.