Pressionada, Secretária de Educação de Natal promete apresentar proposta para atualizar o Piso

2 Feb 2023

Até o início de março. Esse foi o prazo estabelecido pela Secretária de Educação de Natal para apresentar ao SINTE/RN uma proposta que vise atualizar o Piso Salarial de 2023 dos educadores da capital. A promessa foi feita numa rápida reunião nesta quinta-feira (02). Na ocasião, os sindicalistas aproveitaram para buscar informações sobre outras reivindicações. Confira abaixo um resumo da conversa:

PISO

Cobrada, a Secretária prometeu convocar o SINTE/RN até o início de março para apresentar uma proposta de reajuste. Afirmou que a Secretaria Municipal de Educação (SME) está se esforçando para reunir a SEMAD, o NatalPrev, a SEMUT e a Procuradoria Geral do Município para discutir essa questão.

CONCURSO

Mais uma vez o SINTE/RN exigiu a realização de um concurso público na Rede Municipal do Natal. Os sindicalistas foram informados que essa questão está sendo discutida na SME. Diante disso, pediram para o Sindicato integrar a comissão que tem a finalidade de pautar o certame.

FÉRIAS DOS READAPTADOS

O ofício enviado às escolas se referia aos readaptados que estão em funções administrativas, que são assistentes financeiros, inspetores ou auxiliares de secretaria. Para os demais não se aplica a orientação da SME.

DESCONTOS NAS LETRAS

De acordo com o diretor do DRH, Daniell Rendall, foram descontadas as letras nos casos em que os professores mantiveram ação judicial. Segundo ele, ocorreu um pagamento indevido em dezembro. Desta forma, a retirada aconteceu após orientação jurídica. A Secretária afirmou não saber da retirada das letras e que vai buscar esclarecimentos. Em breve o SINTE vai buscar até a Secretaria em busca das explicações prometidas.

PONTO FACULTATIVO

A diretora do DGE, Wanessa Cristina, explicou que o calendário já contém pontos facultativos e que estes assim serão considerados. É o caso da segunda, terça e quarta-feiras no Carnaval e no Dia do Funcionário Público, por exemplo. O único dia que está contado como letivo é a quinta-feira da Semana Santa, que, caso seja decretado facultativo pelo Prefeito, assim será considerado.

IMPOSTO DE RENDA

A categoria tem percebido um valor maior no desconto do imposto de renda. Isso vem acontecendo por causa do recebimento das letras e do retroativo, que gerou um vencimento maior, explicaram membros da SME.

2 Feb 2023

PISO