REDE ESTADUAL

Professores da Rede Estadual aprovam indicativo de greve

27 Feb 2023

Créditos: Lenilton Lima

Os professores da Rede Estadual aprovaram indicativo de greve em Assembleia na tarde desta segunda-feira (27). Convocado pelo SINTE/RN, o encontro de hoje definiu que o movimento será deflagrado na próxima sexta, 03 de março, em nova Assembleia. Até lá, conforme determina a Lei de Greve, o Sindicato vai comunicar ao Governo o que foi decidido coletivamente.

Assim como no ano passado, a principal reivindicação da categoria é a atualização do Piso Salarial, desta vez no índice de 14,95%. Embora o Governo esteja negociando, apresentou duas propostas consideradas ruins pelo Sindicato e pela categoria, ambas já rechaçadas.

PROPOSTAS DO GOVERNO

A primeira proposta apresentada pelo Executivo estadual consistia no seguinte:

Em março implementar para todos os ativos e aposentados que ganham abaixo do Piso, retroativo ao mês de janeiro; para os demais (ativos e aposentados) 3% em maio; Em setembro 2,71%; e em dezembro 8,66%. Já o retroativo seria implementado a partir de maio de 2024.

A outra proposição tinha o seguinte formato: Implantar 5,70% em maio e 8,66% em dezembro. O retroativo seria pago a partir de maio do ano que vem.

CALENDÁRIO DE LUTA

Os participantes da Assembleia aprovaram o calendário de luta sugerido pela diretoria do SINTE/RN. Confira abaixo:

1. Assembleia para deflagração da greve no dia 03 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill.
  2. Comunicação ao Governo da deflagração da greve e solicitação de pedido de audiência de negociação, tendo como pauta emergencial os seguintes
    temas: Piso Salarial, Carreira dos Funcionários, Projetos de lei do Porte das Escolas e Escolas em Tempo Integral e realização de Concurso Público.
  3. Realização de assembleias nas regionais até o dia 02/03.
  4. Atividade de rua: faixaço no cruzamento do Midway Mall, no dia 06 de março (segunda-feira), às 15h.
  5. Aula pública no Ato do dia 08 de março (quarta-feira), em frente à calçada
    do IFRN – Campus Central (Av. Sem. Salgado Filho), no período da tarde.
  6. Assembleia no dia 10 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill. Pauta: Avaliação da greve e encaminhamentos.
REDE ESTADUAL

Professores da Rede Estadual aprovam indicativo de greve

27 Feb 2023

Créditos: Lenilton Lima

PROPOSTAS DO GOVERNO

A primeira proposta apresentada pelo Executivo estadual consistia no seguinte:

CALENDÁRIO DE LUTA

3. Realização de assembleias nas regionais até o dia 02/03.
  5. Aula pública no Ato do dia 08 de março (quarta-feira), em frente à calçada
    do IFRN – Campus Central (Av. Sem. Salgado Filho), no período da tarde.