Promessa do prefeito de Natal em rádio local se aproxima dos 20 dias sem cumprimento

11 Jun 2020

Há quase 20 dias o prefeito de Natal Álvaro Dias disse em uma rádio local ter uma proposta para pagar o Piso Salarial 2020 dos professores. Porém, até o fechamento desta matéria o município não apresentou uma data para audiência virtual com o SINTE/RN a fim de discutir a questão. Na entrevista em 25 de maio, o Chefe do Executivo afirmou: “Nós estamos aguardando aí o sindicato pra conversar sobre isso, pra dialogar. E nós pretendemos adotar o mesmo procedimento que foi adotado pelo Governo do Estado e acatado pelo sindicato. Então nós vamos discutir e chegar a um bom termo. A nossa pretensão é essa”. Assista ao vídeo AQUI.

Dia 1º de junho o município prometeu convocar uma audiência para esta semana e em 04 de junho reafirmou seu propósito. A promessa foi feita por telefone durante ligação da coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, ao Gabinete da Secretária Municipal de Educação (SME) e ao Gabinete Institucional da SME, respectivamente.

O Sindicato exige que a nova proposta para quitar a correção de 12,84% contenha a paridade e integralidade entre ativos e aposentados e o retroativo. Também pede o pagamento dos passivos dos pisos de 2017/18 que a Prefeitura deve aos aposentados

LUTA PELO PISO SE ARRASTA DESDE JANEIRO

Desde janeiro o SINTE/RN tem buscado da Prefeitura o pagamento do Piso, mas sem sucesso. As poucas audiências que aconteceram antes da pandemia da Covid-19 não trouxeram resultados.

Em fevereiro, de forma não oficial, a secretária de educação, Cristina Diniz, apresentou uma proposta que não contemplava a totalidade da correção. A proposição foi mostrada aos professores em assembleia. Classificada como inaceitável, a categoria a rejeitou e se preparou para entrar greve. Dias depois a ideia foi abortada em virtude dos protocolos de saúde do novo Coronavírus.

Diante da pandemia o SINTE/RN teve que fechar sua sede estadual. No dia anterior ao fechamento, em 17 de março, a Prefeitura finalmente mandou a proposta oficializada. Conforme antecipada pela Secretária anteriormente, o texto propunha 6,22%, que não chega à metade da correção de 12,84%, e não falava em retroativo para os aposentados. De imediato a direção da entidade informou que os professores tinham rejeitado a proposta e buscou manter o diálogo virtualmente.

De março para cá, o Sindicato reiteradas vezes tem buscado uma audiência online. No entanto, não vem sendo levado a sério. No meio desta pandemia a Secretária de Educação de Natal chegou a retirar a única proposta feita pelo município para quitar o Piso, embora a proposição já tivesse sido rejeitada pelo conjunto dos professores.

11 Jun 2020

LUTA PELO PISO SE ARRASTA DESDE JANEIRO