REDE ESTADUAL

Promoções, concursados, Carga Suplementar e Covid pautam audiência do SINTE/RN com SEEC

31 Mar 2021

O pagamento de promoções, salários dos concursados, Carga Suplementar e a situação da Covid-19 no Rio Grande do Norte pautaram a audiência virtual entre o SINTE/RN e a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) realizada nesta terça-feira (30). O encontro, que contou com a presença do secretário de educação Getúlio Marques, ainda tratou do pagamento das horas extras para os profissionais do Ensino Integral. Veja abaixo um resumo do diálogo.

Promoções verticais e horizontais

O Secretário de Educação disse que na próxima semana será reativada a Comissão que analisa e encaminha os processos das promoções verticais. Os números de solicitações serão avaliados e enviados para a equipe econômica do Governo, responsável por efetuar e apresentar o impacto financeiro. Propôs ao SINTE/RN, que prontamente aceitou, iniciar o pagamento a partir dos processos mais antigos. Ainda se comprometeu em pedir para sua equipe cobrar da Comissão celeridade nos trabalhos com vistas a vencer a burocracia e apresentar uma data de pagamento para quitar esta dívida antiga e tão cobrada pelo Sindicato.

Já as promoções horizontais também vão passar por um impacto financeiro, que será apresentado ao Sindicato.

Pagamento dos concursados

De acordo com o gestor, os documentos entregues pelos aprovados passaram por uma análise, procedimento corriqueiro na SEEC. Em seguida, foram encaminhados para pagamento. Contudo, a expectativa é que isto aconteça de abril para maio. Mas ainda não se sabe se todos que solicitaram vão receber seu salário. Indagado o porquê o pagamento não será efetuado em março, explicou que para isso ocorrer os processos devem chegar à Copag até o dia 20 do mês anterior.

Quanto às convocações para preencher vagas deixadas por desistentes, disse que as Direcs estão efetuando um levantamento, mas não fixou prazo para dar uma resposta.

Pagamento da Carga Suplementar e hora extra para o Ensino Integral

Getúlio Marques afirmou que todos os processos que chegam estão sendo processados para pagamento. Porém, segundo ele, o sistema atual não tem a velocidade necessária para dar vazão ao número de solicitações. A promessa é que tudo que for trabalhado até 04 de abril será encaminhado para pagamento, bem como as do início do ano serão pagas até o final de março.

Ainda disse que a SEEC estuda a possibilidade de encontrar uma forma de garantir ao professor até mesmo uma carga suplementar, quando constatada a situação do trabalho extra.

Covid-19

Os dirigentes do SINTE/RN externaram suas preocupações com a nova onda da pandemia da Covid-19 no RN e Brasil. Afirmaram que as aulas devem continuar na modalidade virtual até que os índices de contaminações, internações e mortes caiam. No entanto, ponderaram que muitos estudantes não conseguem acompanhar o conteúdo online porque têm problemas para acessar a internet por causa da região onde moram e/ou falta de recursos.

Seguindo a linha em defesa da vida, também pediram que as escolas abertas para a entrega e recebimento de atividades sejam fechadas imediatamente, para proteger professores, pais e estudantes. Ainda apresentaram suas preocupações sobre a continuidade dos ciclos de 2020 e 2021 devido a falta de orientações e a antecipação do recesso, que para alguns trabalhadores em educação poderá atrapalhar a continuidade dos trabalhos.

Em resposta, o gestor disse que os alunos que não cursaram 2020 terão a possibilidade de repor as aulas agora em 2021. As aulas correspondentes a reposição serão integralizadas por meio de projetos pedagógicos e, quando necessário, através de carga horária suplementar para os professores. Para os alunos que não concluíram o ciclo 2020, a SEEC irá redistribuir e reorganizar a carga horária.

Quanto ao recesso, a Secretaria ficou de estudar uma proposta para garantir que aconteça um recesso dentro do ciclo de 2021.

Outros pontos

A SEEC informou ao SINTE/RN que os outros pontos da pauta apresentados serão respondidos por ofício, em breve.

SINTE/RN CHAMA CATEGORIA PARA ASSEMBLEIA

O SINTE/RN está chamando os trabalhadores em educação da Rede Estadual de Ensino para conversar sobre a PEC 186/2019 (PEC Emergencial) e a Reforma Administrativa proposta pelo Governo Bolsonaro. Quem vai tratar destes assuntos com os profissionais é o presidente da CNTE, professor Heleno Araújo, convidado pelo Sindicato para participar do encontro online.

A entidade também quer dialogar sobre a Campanha Educacional e Salarial 2021 e a situação da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte e Brasil.

A conversa acontecerá em Assembleia Virtual marcada para esta quarta-feira, 31 de março, a partir das 14h, pela Plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3wc6WhY.

REDE ESTADUAL

31 Mar 2021