DENÚNCIA

SEEC ameaça fechar o EJA da E.E. Passo da Pátria

17 Oct 2014

A direção do SINTE/RN recebeu a denúncia de que a partir de 2015 a SEEC vai fechar o EJA (Educação de Jovens e Adultos) da E.E. Passo da Pátria devido a evasão escolar.

A queixa foi feita por Jailmar Marinho, aluna da escola. Revoltada, ela relata que “muitos alunos deixam de estar assaltando ou se drogando, isso porque estão tendo a oportunidade de estudar”. Segundo ela, se o turno noturno da escola fechar, a criminalidade na região poderá aumentar ainda mais. Jailmar afirma ainda que muitos dos estudantes do EJA têm o real desejo de aprender, a prova é que muitas alunas levam seus filhos de colo para as aulas. “Se o EJA (da E.E. Passo da Pátria) fechar, onde vamos estudar?!”, questiona.

Contrária a medida da SEEC, a diretora de assuntos jurídicos do SINTE/RN, Vera Messias, lembra que no início do ano a escola matriculou mais de cem alunos. “Essa evasão é comum no turno noturno. Além disso, esta escola não pode ser fechada, porque é um patrimônio da educação, pois foi lá que começou o projeto De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, de autoria de Djalma Maranhão”, relembra.

Segundo a sindicalista, para evitar o fechamento do EJA na escola, o SINTE/RN vai conversar com a SEEC e a Inspeção Escolar.  “Faremos de tudo para impedir que o EJA da E.E. Passo da Pátria seja extinto”, garantiu a sindicalista.

DENÚNCIA

SEEC ameaça fechar o EJA da E.E. Passo da Pátria