Sem concurso público em Natal, Álvaro Dias incentiva contratação de professores temporários

30 Jun 2023

Contrariando solicitação do prefeito Álvaro Dias, que pretendia que os contratos temporários dos professores da Rede Municipal durassem até quatro anos, Câmara de vereadores autorizou o prazo de até 24 meses de prorrogação para a vigência de contratos temporários firmados entre a Prefeitura e professores da capital.

O Projeto de Lei n° 342/2023, que trata do tempo do contrato temporário de professores da Rede Municipal do Natal, foi aprovado em regime de urgência na sessão ordinária da Câmara de 29 de junho. Com a aprovação, o tempo total do contrato temporário dos professores da capital passa de dois para três anos, sendo 12 meses de contratação inicial e até 24 meses de prorrogação.

O SINTE/RN não concorda com a ampliação, mas entende que o resultado poderia ter sido pior se uma emenda da vereadora Júlia Arruda (PCdoB) não tivesse sido encartada na redação final da matéria e se os vereadores de oposição não tivessem atuado em tempo, tendo em vista que no documento original enviado por Álvaro Dias, o prefeito requeria 24 meses de contratação e mais 24 de prorrogação, totalizando 48 meses.

Para o Sindicato, a defesa que deve ser feita é pela realização do Concurso Público. “O SINTE luta pela realização de Concurso Público para suprir a demanda da Educação municipal e vem cobrando o certame do prefeito e da secretária municipal de educação. Contudo, nossos esforços não têm surtido o efeito que esperamos. Desde 2015 não há concurso para a educação municipal e o que vemos é o incentivo ao trabalho temporário nas escolas, a precarização profissional, o descaso com a categoria. É uma situação lamentável que precisa ser modificada”, afirma a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso.

30 Jun 2023