Sem descartar greve, educadores de Natal deliberam intensificar luta pela atualização salarial

7 Oct 2021

A luta pela atualização salarial 2020 deve ser intensificada, inclusive com a possibilidade de greve. É o que decidiu a maioria dos/as educadores/as de Natal que participaram da Assembleia virtual realizada nesta quarta-feira (06) sob o comando do SINTE/RN.

Na ocasião, os/as profissionais aprovaram quatro encaminhamentos relativos ao conjunto de ações para pressionar o município. São eles:

• O SINTE/RN deve promover uma campanha em prol da valorização da educação e de seus profissionais;
  • Em 15 de outubro, às 9h, será promovida uma Assembleia presencial em frente à Prefeitura de Natal;
  • Os/as educadores/as poderão ser chamados a qualquer momento pelo Sindicato para uma Assembleia com indicativo de greve com vistas a escolher a data para deflagrar o movimento; e
  • Representantes de escolas do ensino fundamental e CMEIs da capital deverão se reunir com pais, mães ou responsáveis no dia 20/10 para tratar da situação da educação municipal.

Também foi deliberado produzir um vídeo explicativo sobre a PEC 13/2021, proposta pelo senador bolsonarista Marcos Rogério (DEM-RO). A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visa não punir os gestores que não investiram o mínimo previsto por lei na educação durante 2020 e 2021 em virtude da pandemia da Covid-19.

A Assembleia ainda avaliou o resultado da reunião entre o SINTE/RN e o município mediada pela Justiça. O encontro ocorrido nesta quarta (06/10) desagradou a categoria. Considerado ruim, deu mais munição aos educadores que há tempos estão indignados com a postura do município. Isso porque foi reapresentada a proposta de atualização já rejeitada pela categoria na semana passada. Saiba o resultado da reunião AQUI.

7 Oct 2021