Sem plataforma virtual, negociação do Piso e paridade, ano letivo em Natal pode ser suspenso

19 Feb 2021

O ano letivo da Rede Municipal de Natal pode ser suspenso no início de março. A suspensão poderá acontecer se até lá a Prefeitura não preparar uma plataforma virtual que dê suporte as aulas a distância. Além disso, o Município deve negociar a atualização do Piso Salarial 2020 e fazer uma emenda à Lei Orgânica do Município que garanta a paridade para quem ingressou na Rede após 2003.

A possível suspensão das aulas remotas na capital foi um dos pontos debatidos em Assembleia da categoria realizada na manhã desta quinta-feira (18). Coordenada pelo SINTE/RN, a Assembleia contou com a participação da assessoria jurídica do Sindicato e reuniu cerca de 400 educadores municipais.

Durante a atividade, os educadores foram informados sobre as medidas jurídicas que o SINTE tem tomado para que os profissionais sigam efetuando apenas trabalho remoto enquanto persistir a pandemia da Covid-19. Os educadores também foram orientados a não comparecer às unidades de ensino.

Já sobre a suspensão das aulas virtuais, ficou decidido que o tema voltará a pauta em nova Assembleia, a ser realizada em 1º de março, às 15h.

A categoria também deliberou que entre os dias 19 e 26 de fevereiro seja feito um levantamento nas escolas para verificar as condições das unidades e mostrar a comunidade escolar que as escolas da Rede Municipal não ofertam segurança diante da pandemia. Também nesse período, os professores devem debater sobre as condições para a continuidade ou suspensão das aulas.

Outro ponto abordado na Assembleia foi a Campanha Educacional e Salarial 2021 do SINTE/RN, com o lema “Direito à vida e a vida com direitos”. Mais uma vez, os educadores reafirmaram a necessidade de vacina para todos.

Confira abaixo outros encaminhamentos da Assembleia:

• Criação de canal de comunicação pelos educadores com os responsáveis pelos alunos para mostrar as reais condições das escolas e a dívida da Prefeitura relativa ao Piso 2020. O material a ser enviado será produzido pelo SINTE.
  • Veiculação de vídeos em emissoras de TV locais e veiculação de Spots em rádio;
  • Utilização de carro de som nos bairros esclarecendo sobre a vacina, ações emergenciais e sobre o auxílio emergencial.
  • Atuação da categoria nas redes sociais, cobrando gestores públicos o cumprimento de deveres.
  • Criação de grupos de WhatsApp por Zona de Natal com objetivo de compartilhar informações para professores a alunos por meio de listas de transmissão.
  • Reunião com diretores das escolas no dia 25/02, às 15h.
  • Aplicação de faixas nos bairros para apresentar os eixos de luta da Campanha Educacional e Salarial 2021 do SINTE/RN.
  • Discussão nos grupos das unidades de ensino, entre os dias 19 e 26/02, a suspensão das aulas remotas até que ocorra a negociação do Piso Salarial 2020 e a emenda à Lei orgânica do Município.
  • Produção de vídeos e áudios sobre as condições das escolas poderão ser feitos e enviados para o SINTE, através do número: 99863.4200.
  • Denúncia ao Ministério Público, através da assessoria jurídica, das demissões dos terceirizados que acontecem a cada seis meses e das contratações sem licitação.
  • Luta pela vacinação em massa. “Sem vacina não há retorno presencial das aulas.”

19 Feb 2021

Confira abaixo outros encaminhamentos da Assembleia:

• Reunião com diretores das escolas no dia 25/02, às 15h.