INTERIOR

SINTE apresenta pauta de reivindicações dos professores de Boa Saúde a secretário de educação

10 Sep 2015

O SINTE/RN se reuniu com o Secretário de Educação do município na tarde dessa quarta-feira (9). Na ocasião, a pauta de reivindicações apresentada tratava de cinco pontos. Foram eles:

1 – Implantação do 1/3 de hora atividade em todas as unidades de ensino, incluindo a educação infantil

O Secretário se posicionou como favorável, entretanto, alegou que o município não tem condições de implantar o terço de hora imediatamente. Ficou acordado que até dezembro deste ano a comissão de formação vai elaborar uma estratégia para implantar o terço de hora em todas as escolas de Boa Saúde em 2016.

A Coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, lembra que a direção do Sindicato está nesta comissão e “fará uma mobilização para garantir que todos possam usufruir dos direitos contidos em lei”.

2 – Cobrança de pagamento de salário igualitário para os 18 professores concursados que ingressaram em 2015

O SINTE, que já ingressou com uma ação judicial contra esta distorção, lembrou ao secretário que estes professores estão recebendo um salário inferior à sua formação. Por sua vez, o prefeito alega que a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) o impede de pagar os salários em sua totalidade.

Fátima Cardoso afirma que para o SINTE este discurso não é válido: “O prefeito vem cometendo não só um equívoco, como promove danos na vida destes profissionais e mostra que não tem compromisso com a educação”.

3- Pagamento de uma letra

O secretário não deu resposta, ficando acertado que em um outro momento o prefeito vai se posicionar acerca deste ponto.

4 – Publicação da comissão que vai tratar da revisão da carreira e da discussão do plano de carreira dos funcionários

O secretario se comprometeu em publicar a comissão, onde SINTE vai aguardar. Caso não aconteça a direção do Sindicato vai tomar as medidas cabíveis.

5- Participação do SINTE/RN na comissão que trata do estágio probatório

O gestor acatou a proposição do SINTE, que relatou que os profissionais estão sendo pressionados e sofrendo com o assédio moral.

INTERIOR

10 Sep 2015