SINTE debate Financiamento da Educação e Fundeb Permanente

13 Mar 2020

Uma palestra sobre o Financiamento da Educação e o Fundeb Permanente reuniu trabalhadores/as das Redes Estadual e Municipal de Ensino na manhã dessa sexta-feira, 13 de março, no auditório do SINTE/RN. A atividade, coordenada pelo Sindicato, foi conduzida pela Profa. Dra. Maria Aparecida dos Santos, que é egressa dos quadros da Rede Estadual e atualmente exerce o magistério no IFRN.

Em sua apresentação, a professora chamou atenção para a necessidade de se aumentar a vinculação do PIB para a Educação e, ao abordar a trajetória do financiamento educacional no país, lembrou e advertiu que na História brasileira, durante os regimes ditatoriais, os recursos destinados à educação foram desvinculados.

No âmbito do FUNDEB, a palestrante apontou que esse é um fundo de âmbito prevalentemente estadual e municipal, uma vez que os recursos são formados internamente, oriundos de arrecadações dos estados e municípios. Ademais, ressaltou a importância de regulamentar a política de colaboração entre os entes federativos.

Toda a palestra foi acompanhada com muita atenção pelos educadores, funcionários e dirigentes do Sindicato que participaram da atividade e puderam debater sobre as questões abordadas.

SINTE debate Financiamento da Educação e Fundeb Permanente

13 Mar 2020