SINTE denuncia descaso de prefeito com a Educação em reunião na Câmara Municipal

26 Mar 2024

Na manhã de 26 de março, o SINTE-RN marcou presença na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal e denunciou a situação da educação pública na capital. Na Tribuna da Casa Legislativa, o coordenador geral do Sindicato, professor Bruno Vital, não hesitou em expor as atitudes do prefeito Álvaro Dias que são contrárias aos interesses dos/as educadores/as e prejudiciais ao sistema educacional como um todo.

Entre os pontos levantados pelo sindicalista, destaque para o desrespeito à Lei Nacional do Piso Salarial, evidenciado pela ausência de reajustes salariais adequados e devidos aos/as educadores/as e professores/as infantis. Bruno apontou os 63% de perdas salariais que a categoria vem acumulando; reforçou que os/as profissionais não têm perspectiva de discussão sobre o reajuste em 2024, tendo em vista as particularidades do ano eleitoral; recordou o envio do Projeto de Lei que extinguiu as atuais carreiras do magistério; e afirmou que a gestão Álvaro Dias deixará uma marca negativa na educação pública.

“É um prefeito que tem sido inimigo da educação pública desde o primeiro dia de sua gestão… A gente espera viver um momento em Natal em que a educação passe a ser prioridade. Como nós somos professores e professoras, podemos fazer a nossa avaliação. A nota do prefeito de Natal é zero e ele está reprovado por nós enquanto gestor público”, encerrou o sindicalista.

O convite ao SINTE partiu do presidente da comissão de Educação, vereador Daniel Valença. Daniel reforçou as preocupações levantadas pelo sindicalista, destacando que o ano eleitoral impõe um prazo apertado para que o prefeito encaminhe projetos à apreciação dos vereadores. Nesse contexto, a urgência em lidar com os problemas enfrentados pela educação municipal se torna ainda mais evidente.

26 Mar 2024