SINTE e SME discutem reorganização do CMEI Profa. Maria Salete Alves Bila

2 Feb 2024

No ano letivo de 2024, o Centro Municipal de Educação Infantil Profa. Maria Salete Alves Bila, localizado no bairro Planalto, contará com turmas de educação infantil, níveis 3 e 4, no período matutino, e turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental no turno vespertino. A oferta de turmas do 2º ano no CMEI é inédita e o assunto foi tema de reunião entre dirigentes do SINTE/RN e a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Capistrano, tendo em vista que a oferta da educação infantil será provisoriamente reduzida na unidade.

A diretora de Comunicação do SINTE/RN, professora Thelma Farias, explica que a implantação de novas turmas do Fundamental no CMEI é uma situação excepcional e temporária, que acontece tendo em vista a necessidade de acolher os alunos que concluíram o 1º ano no Centro e ficariam sem acesso ao 2º ano em escolas do bairro.

“A medida considerou o bem-estar dos/as estudantes, mães, pais e responsáveis. Caso contrário, esses alunos e alunas que já eram vinculados ao Centro precisariam buscar escolas mais distantes do Planalto para continuar os estudos, pois as escolas da região não atendem a demanda atual”, afirma a sindicalista.

Embora a abertura de uma turma do 2º ano do Fundamental no Salete Bila atenda à comunidade escolar, ela vai restringir a oferta de Educação Infantil no CMEI ao turno matutino e isso vai provocar a transferência de alguns educadores/as para outros Centros. “Sobre essa mudança, a secretária adjunta, professora Naire, informou que tentará alinhar aos interesses dos educadores infantis, a fim de minimizar transtornos”, concluiu Thelma.

Durante a reunião com os dirigentes sindicais, a secretária adjunta também afirmou que foi iniciada a busca de prédios na região para que o CMEI Salete Bila restabeleça a oferta de Educação Infantil nos dois turnos, a partir de 2025.

SINTE e SME discutem reorganização do CMEI Profa. Maria Salete Alves Bila

2 Feb 2024