SINTE participa de audiência pública sobre as políticas municipais do livro e da leitura

19 Mar 2016

O SINTE/RN participou de uma audiência pública sobre as políticas do município acerca do livro, leitura e das bibliotecas, promovida pela Frente Parlamentar do Livro. O debate foi realizado nessa quinta-feira (17) e contou com a participação de um representante do Conselho de Biblioteconomia.

Na ocasião, O SINTE expôs os papeis e funções dos profissionais do ensino nas bibliotecas, salas de leituras e mediadores de leitura. De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, o Sindicato denunciou a forma como a prefeitura trata os profissionais que atuam nas bibliotecas: “A prefeitura de Natal desvaloriza estes profissionais ao promover emendas ao plano Municipal de Educação, tirando o direito destes ao 1/3 de hora atividade e descaracterizando a função da docência e do ensino”.

Ela ressaltou a luta do SINTE pela criação de um cargo com a carreira dos profissionais formados em biblioteconomia. Fátima cobrou do executivo a realização de concurso público com a criação de cargo e carreira, bem como também exigiu que fosse revogada a portaria 100/2015 da SME: “Esta portaria restringe as funções nos laboratórios e aos readaptados nas escolas a retirada de direitos, como é o caso da jornada de trabalho associada ao 1/3 de hora atividade, limitando estes profissionais a executar o trabalho”.

Ela disse ainda que a Frente Parlamentar fez alguns encaminhamentos, dentre estes agendou uma reunião para o dia 5 de abril, às 9h, na Sede do SINTE: “Em nome do Sindicato convidamos os companheiros e companheiras para participar e acompanhar os debates e encaminhamentos”.

19 Mar 2016