SINTE-RN busca diálogo sobre ponto eletrônico nas escolas de Natal

25 Jun 2024

Dirigentes do SINTE-RN estiveram mais uma vez na Secretaria Municipal de Educação (SME) em busca do agendamento de uma audiência para tratar da implantação e do funcionamento do ponto eletrônico nas Escolas de Natal. A visita dos sindicalistas à SME ocorreu na manhã de 25 de junho. Na ocasião, o grupo foi recebido pelos Secretários adjuntos de Gestão Escolar e de Administração Geral.

Em resposta oficial ao Sindicato sobre a marcação de audiência, a secretária de Educação pediu que o SINTE detalhe, em documento, quais informações busca junto à pasta a respeito do ponto eletrônico. De acordo com o texto assinado por Cristina Diniz, de posse do documento do Sindicato, o agendamento ocorrerá de forma célere.

“Diante da condição apresentada pela secretária, o SINTE está elaborando o ofício e deve protocolar na SME ainda hoje, dia 25”, afirma o coordenador geral do Sindicato, professor Bruno Vital, que esclarece: “O SINTE não se posiciona contra o ponto eletrônico, mas questiona o uso de celulares pessoais, dos professores, para registro desse ponto. Ademais, essa é mais uma medida tomada sem qualquer diálogo prévio com a categoria e nem sequer sabemos a data da implementação”.

PONTO ELETRÔNICO E USO DE CELULAR

A prefeitura do Natal vai implantar o Ponto Eletrônico nas unidades de ensino da Rede Municipal. Porém, ao invés de fornecer equipamentos para o Registro de Frequência Eletrônico, a prefeitura está impondo que os professores e educadores infantis utilizem o celular pessoal para efetuar o registro da frequência.

Em Assembleia coordenada pelo SINTE e realizada no dia 3 de junho, a categoria deliberou não utilizar o celular pessoal para o ponto eletrônico e não baixar o aplicativo nos aparelhos.

A assessoria jurídica do Sindicato esclarece que o servidor não está obrigado a utilizar um bem particular para fins laborais.

SINTE-RN busca diálogo sobre ponto eletrônico nas escolas de Natal

25 Jun 2024