REDE ESTADUAL

Sinte-RN cobra do Governo definições para projetos que devem beneficiar Rede Estadual

18 Mar 2024

Mais uma vez a direção do Sinte-RN cobrou do Governo definições para três projetos de lei que devem beneficiar funcionários e professores da Rede Estadual. A cobrança, feita em audiência com Socorro Batista (Secretária de Educação) e Pedro Lopes (Secretário de Administração), ocorreu nesta segunda-feira, 18 de março. O encontro aconteceria no dia 22 de março, mas foi antecipado. Confira abaixo um resumo do diálogo:

PL DO PCCR DOS FUNCIONÁRIOS

Sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos funcionários, o chefe da SEAD disse ter dificuldades em aprovar uma proposta que traga aumento no impacto financeiro. Desse modo, prometeu apresentar uma contraproposta do Governo no dia 11 de abril, em nova audiência. Nesta segunda, 11, os dirigentes do Sinte-RN deixaram claro que essa proposta tem que considerar o fator de correção aplicado ao reajuste do magistério e data-base. O Secretário não bateu o martelo, mas disse que acredita ser viável.

PL DO PORTE DAS ESCOLAS

A SEEC entregou ao SINTE uma cópia do projeto de lei e se comprometeu a, junto à SEAD, apresentar encaminhamento sobre essa pauta no dia 11 de abril.

PL DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

A SEEC disse que vai mandar para a Assembleia Legislativa o PL com os princípios, para garantir a manutenção do fomento do Governo Federal, apesar de o Sinte-RN criticar o desmembramento do projeto. Essa questão será rediscutida no dia 03 de abril, em reunião que a pasta prometeu realizar.

Os sindicalistas ainda colocaram na mesa a questão do currículo, que será aprofundada na reunião do dia 03 de abril.

COORDENADORES GERAIS DO SINTE-RN AVALIAM AUDIÊNCIA

A coordenadora geral do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso, disse que a categoria tem que continuar mobilizada: “Os projetos vêm se arrastando desde 2022, passando por novos encaminhamentos, sem a finalização necessária para que os benefícios cheguem aos profissionais. Diante disso, é fundamental manter a categoria organizada, para alcançarmos os objetivos pretendidos”, afirmou.

Para o coordenador geral do Sinte-RN, professor Bruno Vital, a audiência abriu uma linha para encaminhar a pauta dos funcionários. “É necessário, porém, trazer encaminhamentos concretos para o porte das escolas e escolas em tempo integral. Preocupa, sobretudo, a posição indefinida acerca das escolas de tempo integral, já que, além de retirar do PL original a resolução da vida dos profissionais, o Governo continua ampliando a presença dessa modalidade na Rede sem resolver os problemas atuais”, opinou.

REDE ESTADUAL

18 Mar 2024