SINTE/RN comunica ao Prefeito de Natal decisão dos professores e aguarda Lei que vai garantir os 7%

13 Jul 2023

Na tarde desta quinta-feira (13) o SINTE/RN comunicou ao Prefeito de Natal que os educadores da Rede Municipal decidiram acatar a proposta do município, embora sigam insatisfeitos. Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) prometeu formalizar a proposta e enviar ao Sindicato enquanto o Executivo vai mandar para a Câmara Municipal o projeto de lei para garantir os 7%. Como o legislativo municipal está em recesso, Álvaro Dias disse que vai convocar o parlamento para uma sessão extraordinária que terá o objetivo de analisar e votar a matéria em questão.

De acordo com o prometido, 7% (parte do Piso Salarial 2023) serão implementados em julho. Já o retroativo acumulado de janeiro a junho deste ano chegará ao bolso da categoria em quatro parcelas, entre janeiro e abril de 2024.

Professora e coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso disse que o diálogo de hoje não se estendeu, mas trouxe resultados: “A audiência foi rápida, mas produtiva. A gente esperava finalizar esse processo”.

Ela conta que o Prefeito prometeu instalar uma mesa permanente de negociação paritária: “Vai constar no termo de compromisso do Prefeito com a nossa categoria”. Fátima aponta que esse espaço servirá para discutir o restante da dívida que o município tem com a categoria, que é de aproximadamente 60% relativos aos pisos 2013, 2020 e 2022. Também será, entre outras coisas, útil para reivindicar a realização de concurso público e cobrar melhores condições de trabalho.

A sindicalista relata ter afirmado que o diálogo é o caminho para solucionar os problemas: “Afirmei que nós passamos 1 ano e 4 meses sem audiências. No entanto, em pouco mais de 20 dias tivemos três audiências e chegamos a um processo de negociação. O diálogo, quando estabelecido, é sempre muito proveitoso. E o Sindicato se pauta pelo diálogo. Espera-se que com a mesa a gente possa ter esse diálogo permanente”.

A coordenadora lembra que a categoria segue insatisfeita e aceitou os 7% porque precisa: “O acatamento dos 7% é uma necessidade que a categoria tem, e isso foi dito ao Prefeito. Ninguém está satisfeito. Mas vamos continuar nossa luta. O processo é contínuo”.

Para finalizar, a sindicalista pontua que a pauta financeira não está esgotada: “Muito pelo contrário. Essa mesa vai propiciar um debate acerca disso com os secretários, com o próprio Prefeito, com a Procuradoria. Em suma, com os que detêm o poder no município do Natal”.

13 Jul 2023