SINTE/RN reverte prejuízo de aposentados/as no Projeto de Lei do reajuste enviado à Câmara

19 Jul 2023

Surpreendida pela redação original do Projeto de Lei (PL) de reajuste dos/as professores/as e educadores/as da Rede Municipal do Natal, que retardava para janeiro de 2024 a implantação dos 7% dos/as aposentados/as, a direção do SINTE/RN iniciou uma articulação política e conseguiu garantir, em menos de 24 horas, a mudança do texto do PL 400/2023, assegurando a concessão do reajuste para aposentados/as com paridade a partir de julho de 2023.

O Projeto do reajuste será votado em sessão extraordinária da Câmara Municipal do Natal na tarde de 20 de julho (quinta-feira). Mesmo com a garantia da secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, de que o texto foi enviado com erro à Câmara e será corrigido, o SINTE está vigilante para que seja mantido o acordo estabelecido com a prefeitura do Natal durante audiência em 13/07. Pelo acordo, o reajuste de 7% para profissionais da ativa e aposentados/as será implementado em julho, com o retroativo dos meses de janeiro a junho de 2023 pagos a partir de janeiro de 2024, em quatro parcelas sucessivas.

Fátima Cardoso, coordenadora geral do SINTE/RN, destaca que o vereador Daniel Valença encaminhou o texto do PL ao Sindicato, o que tornou possível a identificação do erro. Fátima também menciona que ao ser acionado pela direção da entidade, o parlamentar contatou o líder do prefeito na Câmara, na tentativa de solucionar a questão. “Além do trecho sobre o reajuste dos aposentados apenas em janeiro, identificamos no PL o uso da expressão “profissionais do magistério em atividade”. Essa expressão pode deixar muitos educadores sem receber os 7% e nesse sentido, solicitamos à secretária Cristina que a expressão seja retirada.”

“O momento é de vigilância total. Nesse sentido, convidamos toda a categoria para comparecer à votação do PL amanhã, dia 20 de julho, a partir das 16h, na Câmara Municipal do Natal”, finaliza a sindicalista.

19 Jul 2023