SINTE/RN deixa comissão do Plano de Retorno da Rede Municipal

9 Oct 2020

O SINTE/RN comunicou sua saída da Comissão do Plano de Retorno das aulas presenciais à Secretária de Educação do Município do Natal. O ofício que trata da retirada do Sindicato da comissão foi protocolado na manhã dessa sexta-feira, 09 de outubro. No documento endereçado à secretária Cristina Diniz, a entidade apresenta as razões pelas quais deixa de compor a comissão nesse momento. O texto integral pode ser lido AQUI.

A negativa da Prefeitura do Natal em atualizar o Piso 2020 do Magistério é apontada como uma das razões para a saída do Sindicato, visto que faltam reconhecimento e valorização profissional. Nesse aspecto, para o SINTE, é preciso que a valorização dos/as professores/as saia do campo do discurso e se torne, efetivamente, uma prática da gestão municipal, não sendo possível falar em retorno se não há reconhecimento do direito e sinalização para valorização da carreira.

No documento, o Sindicato também lembra que professores e professoras são protagonistas no processo de retorno das aulas presenciais e que a volta vai demandar diversas alterações na rotina das escolas e novas exigências aos educadores/as.

Por fim, sobre a nova realidade das escolas, o SINTE demonstra preocupação com algumas orientações para o retorno que são repassadas na comissão; orientações que, até certo ponto, escapam aos preceitos da Organzação Mundial de Saúde (OMS) reconhecidos e recomendados como seguros para a prevenção da Covid-19. Entre as orientações discutidas pela comissão que minimizam a gravidade da pandemia e não são aceitas pelo Sindicato, estão:

a) possibilidade de retorno presencial ao trabalho de pessoas com comorbidades, se autorizadas pelo médico;
b) indicação do uso de medicamentos sem comprovação científica para o tratamento da doença; e
c) descaracterização da segurança do isolamento social.

SINTE/RN deixa comissão do Plano de Retorno da Rede Municipal

9 Oct 2020

c) descaracterização da segurança do isolamento social.