SINTE/RN esclarece que não houve desconto na folha de aposentados/as de Natal

2 Feb 2023

A diretora de Aposentados do SINTE/RN, professora Marlene Moura, informa aos aposentados e aposentadas da Rede Municipal do Natal que não houve desconto na folha de janeiro. Marlene também explica aos aposentados que em dezembro de 2022 foi concluído o pagamento do retroativo dos 6,42% do Piso 2020.

“Fomos (dirigentes do SINTE) até à NATALPREV na manhã de 02 de fevereiro, pois vários colegas aposentados nos procuraram e relataram descontos no contracheque de janeiro de 2023. Desse modo, buscamos o Instituto de Previdência dos Servidores municipais da capital para entender o que estava ocorrendo”, diz Marlene.

Durante à visita, o coordenador da Folha de Pagamento da NATALPREV, Jucimar Costa, afirmou aos dirigentes do Sindicato que não houve desconto na folha de janeiro, mas que os créditos do retroativo de 6,42% do Piso 2020, depositados em 12 parcelas, foram quitados em dezembro de 2022;

“A categoria teve a percepção que o salário diminuiu, mas isso não aconteceu. O que houve foi a finalização do pagamento do retroativo de 6,42% do Piso 2020 em dezembro”, esclarece o coordenador geral do SINTE/RN, professor Bruno Vital.

“Com a quitação do retroativo e sem a presença no contracheque dos valores das parcelas que foram pagas entre janeiro e dezembro de 2022, alguns aposentados pensaram que ocorreu desconto na folha, quando na realidade o que ocorreu foi a quitação dos créditos do retroativo”, finaliza Marlene.

Acesse o link : https://www.facebook.com/SinteRN/videos/1241498753466539 e assista ao vídeo em que dirigentes do SINTE abordam a situação.

SOBRE O RETROATIVO DOS 6,42% DO PISO 2020
Em dezembro de 2021 ocorreu a implementação do reajuste de 6,42% do Piso 2020 (percentual correspondente a 50% do índice do Piso 2020 do Magistério) para educadores/as ativos e aposentados da Rede Municipal do Natal. Também em dezembro, foi pago o retroativo referente a 2021 para educadores/as da ativa. Quanto ao retroativo devido aos/as aposentados/as, esse valor foi quitado em 12 parcelas, entre janeiro e dezembro de 2022.

SINTE/RN esclarece que não houve desconto na folha de aposentados/as de Natal

2 Feb 2023