SINTE/RN exige da SME solução para implantação do Piso e situação das escolas e CMEIs de Natal

14 Sep 2021

Créditos: Lenilton Lima

O SINTE/RN cobrou da Secretária de educação de Natal soluções para a atualização do Piso Salarial 2020 e a situação das escolas e Centros Municipais de Educação (CMEIs). A cobrança ocorreu durante reunião na Câmara Municipal de Vereadores nesta terça-feira (14). O encontro foi convocado pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação do parlamento, presidida pela vereadora Brisa Bracchi (PT/RN).

Bruno Vital, que é professor e coordenador geral do SINTE, quis saber de Cristina Diniz se em 21 de setembro o município vai apresentar uma proposta com vistas a corrigir os 12,84% devidos há quase dois anos. No entanto, a chefe da Secretaria Municipal de Educação (SME) afirmou que no momento não tinha condições de apresentar uma proposição aos presentes.

Assim, a questão será discutida na audiência agendada para a próxima semana, com a presença de Álvaro Dias, segundo o ofício encaminhado ao Sindicato. Saiba mais sobre a audiência AQUI. Contudo, a Secretária voltou a afirmar que a gestão municipal não tem condições de pagar o Piso aos ativos e aposentados, uma vez que faltam recursos, bem como vêm de fontes distintas.

A infraestrutura deficiente das unidades de ensino também foi ponto de pauta da reunião. Os vereadores usaram o espaço para relatar os problemas apresentados por gestores e professores. Ainda apontaram que o tempo sem aulas nas escolas e CMEIs, ao longo de 17 meses, não foi utilizado para reformar, adaptar e melhorar as condições dos locais, que inclusive necessitam de um rigoroso protocolo de biossegurança.

14 Sep 2021

Créditos: Lenilton Lima