SINTE/RN exige que município do Natal também desconte salários dos diretores do Sindicato

31 May 2022

O SINTE/RN enviou nesta terça-feira (31) ofício à Secretaria de Educação de Natal (SME) pedindo a conta da pasta no intuito de entregar ao município os valores que não foram descontados nos contracheques dos diretores do Sindicato que atuam na Rede Municipal. A medida foi tomada porque a gestão Álvaro Dias descontou os dias parados dos educadores da capital, mas deixou de fora os dirigentes da entidade que trabalham na Rede Municipal do Natal.

(VEJA O OFÍCIO NO LINK http://sintern.org.br/app/uploads/2022/05/OFÍCIO-PARA-A-SME-31-DE-MAIO-DE-2022.pdf)

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, explica que o documento sinaliza para o município que o Sindicato exige tratamento igual para os dirigentes da entidade e os professores da capital: “A direção do SINTE mantém a coerência de classe, por isso enviou o ofício exigindo que seja efetivado o desconto dos diretores e diretoras do SINTE/RN”.

Contudo, embora tenha tomado essa iniciativa, o Sindicato não concorda com os descontos.

No ofício, informa a intenção de devolver aos cofres do município o “valor correspondente ao desconto dos dias da greve, na mesma proporção do desconto feito aos profissionais que estão nas unidades de ensino”.

Fátima Cardoso considera o desconto nos salários dos professores uma maldade do prefeito Álvaro Dias: “Este ato (desconto) é tirano, cruel e desumano. A greve é um instrumento de luta, de defesa dos trabalhadores. Portanto, não pode ser concebida como um ato ilegal. O Prefeito é um fora da lei! Esta escalada de maldade vai levar muitos a terem zero no seu contracheque em virtude de empréstimos”.

Ao mesmo tempo que exige tratamento igual, o Sindicato continua lutando para obrigar o município a devolver o que descontou dos professores: “Estamos procurando todos os recursos legais para obrigarmos o Prefeito a devolver o que tomou da categoria”, finaliza Fátima.

31 May 2022