SINTE/RN intensifica campanha pelo Piso Salarial 2020 da Rede Municipal de Natal

22 Jul 2020

O SINTE/RN intensificou a campanha pelo reajuste do Piso Salarial 2020 da Rede Municipal de Ensino de Natal. Sob o tema “Prefeito, pague o Piso”, ela se mantém nas mídias sociais do Sindicato, mas conta também com anúncios nos meios de comunicação tradicionais.

A manutenção da campanha foi decidida em recente reunião virtual entre dirigentes do Sindicato e educadores/as e se faz necessária diante da negativa da Prefeitura de realizar o reajuste de 12,84% do Piso aos professores e professoras.

Agora, está prevista a veiculação de novas imagens e vídeos. Além disso, professores e professoras do município devem ir diariamente, entre 13h e 15h, até o perfil do prefeito Álvaro Dias (@alvarocostadias), no Instagram, e cobrar o pagamento do Piso, usando a hastag #PrefeitoPagueOPiso nos comentários das publicações do gestor municipal.

A diretora interina de comunicação do SINTE/RN, professora Simonete Almeida, esclarece a categoria que frente à impossibilidade da realização de atividades presenciais de pressão, em decorrência da Covid-19, o Sindicato conta com o apoio dos educadores e educadoras para repercutir a campanha nas redes sociais. “É preciso que nós, professores e professoras, fiquemos unidos e mobilizados pela implantação do Piso, e de forma isonômica. A luta pelos nossos direitos tem sido árdua, mas devemos prosseguir”, afirma a professora Thelma Farias, também diretora interina de comunicação da entidade.

EM AUDIÊNCIA VIRTUAL APÓS 4 MESES DE SILÊNCIO, PREFEITURA SE NEGA A PAGAR O PISO

A Prefeitura de Natal tem se negado a pagar o Piso Salarial 2020 dos professores. Alegando falta de recursos, nenhuma proposta foi apresentada ao SINTE/RN na audiência virtual que aconteceu em 15 de julho, depois de 4 meses de silêncio do município e de cobranças e espera por parte do Sindicato e da categoria.

Por Lei, a Prefeitura é obrigada a pagar o reajuste do Piso todo ano, a partir de janeiro. Porém, o prefeito Álvaro Dias quer dar um calote nos educadores municipais e a desculpa é a falta de dinheiro. “Mas não houve perda de receita da educação em Natal.  Cálculos do Dieese mostram que a receita do Fundeb aumentou em 0,11% e as despesas com a remuneração diminuíram 6,16%. Para onde está indo o dinheiro da educação?”, questiona a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso.

Em 25 de maio, o prefeito Álvaro Dias havia dito em uma rádio local que iria quitar o Piso (veja AQUI). No entanto, descumpriu a promessa.

22 Jul 2020