Educação

SINTE/RN marca presença nas celebrações de encerramento do centenário de Paulo Freire

21 Sep 2022

Dirigentes do SINTE/RN participaram em Recife, entre os dias 17 e 20 de setembro, das atividades de celebração do encerramento dos 100 anos de nascimento do pedagogo latino-americano, patrono da Educação e do Sindicato, Paulo Freire.

As comemorações pelo centenário de Paulo Freire começaram em 2021, no dia 19 de setembro, data em que se completou 100 anos de seu nascimento. Contudo, em razão das medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, as atividades realizadas em Recife à época ocorreram de forma remota e foram transmitidas ao vivo. Em 2022, as comemorações foram presenciais e reuniram milhares de pessoas.

A programação do evento contou com encontro da REDE de Trabalhadores da Educação da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL); apresentação de pesquisas sobre a situação do ensino no contexto da pandemia, realizadas pelo Centro Feminista de Informação e Ação (CEFEMINA); reflexão sobre os processos de construção de Políticas de Igualdade nas organizações sindicais; exposições sobre a situação por país e reflexões sobre as linhas de trabalho da REDE; Ato Político-cultural com shows de Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Chico César; Plenária Popular Mundial da Educação; e VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano.

No dia que completaria 101 anos, o legado de Paulo Freire foi exaltado por trabalhadoras/es da Educação de diversas partes do mundo, durante a Plenária Mundial da Educação. Na ocasião, a história de vida do educador e filósofo foi contada na Concha Acústica da UFPE, e emocionou o público. Em um segundo momento, a importância do legado de Freire para a educação pública brasileira foi discutida, especialmente considerando o momento de ataques à democracia e ao processo educativo.

Assista ao depoimento da professora Fátima Cardoso durante a Plenária Mundial Popular da Educação pelo link: https://youtu.be/i1cnDbKl5a0.

Educação

21 Sep 2022