Sinte-RN participa de reunião para organizar eleições de gestores/as escolares em Natal

15 Mar 2024

Diretoras do SINTE-RN, integrantes da Comissão Eleitoral Central, que é responsável por organizar as eleições de gestores/as das unidades de ensino da Rede Municipal do Natal para o triênio 2025-2027, participaram de uma reunião na manhã de 14 de março. Em pauta: a organização do processo eleitoral e o debate sobre a lei que rege a gestão democrática no município.

Esse foi o primeiro encontro da Comissão após a instalação do grupo, que ocorreu em fevereiro. Entre as sindicalistas presentes: a profa. Fátima Cardoso, coordenadora geral do Sinte; Ivone de Oliveira, do Conselho Diretor; e Simonete Almeida e Thelma Farias, diretoras de Comunicação do Sindicato.

A Comissão conduz todo o processo eleitoral para os/as gestores/as. É responsável pela construção do cronograma do processo eletivo, elaboração dos documentos norteadores para a oficialização do pleito e pelo atendimento e mediação de situações junto às comissões eleitorais de cada unidade de ensino.

Além do Sinte, integram a Comissão representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Fórum dos Gestores das Escolas Municipais de Natal, da Associação Nacional de Políticas e Administração de Educação, bem como mães/pais de alunos e representantes dos estudantes da Rede.

De acordo com a coordenadora geral do Sinte, professora Fátima Cardoso, a participação do Sindicato é fundamental, pois a entidade defende as propostas baseadas nas deliberações congressuais e Assembleias da categoria. “Além disso, durante este ano vamos aprofundar a discussão sobre o papel da democracia nas escolas. É importante estimular esse debate junto à comunidade escolar e dele, resultarem as candidaturas”, afirma a sindicalista.

O processo eleitoral é um elemento da gestão democrática que existe no município do Natal desde os anos 1980. “A gestão democrática implica na partilha do poder entre todos e todas que fazem a comunidade escolar. Para que ocorra de forma plena, é preciso que haja participação e descentralização das decisões. Certamente, teremos muitos desafios para vencer as burocracias e forças contrárias. Assim, para além da participação na Comissão, o Sinte vai exercer seu papel político e promover ações para resgatar a importância da gestão democrática nas escolas”, conclui Fátima.

15 Mar 2024