LUTA

Sinte-RN protesta na 24ª Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal

7 Mar 2024

Dirigentes do SINTE/RN realizaram um protesto durante a abertura da 24ª Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat). A ação ocorreu na manhã de 07 de março, no Teatro Riachuelo, quando os sindicalistas levantaram cartazes com frases que pediam por valorização profissional, pela abertura da mesa de negociação e mostravam descontentamento com a administração do prefeito Álvaro Dias.

O protesto foi motivado pelo descaso da prefeitura do Natal e da Secretaria Municipal de Educação com a educação municipal e com os/as profissionais. Ao longo da gestão Álvaro Dias, os/as professores e educadores/as infantis da Rede Municipal de Ensino têm sofrido constantes ataques, como a recente extinção das carreiras. Também há relatos de perseguição nas escolas; infraestrutura inadequada em muitas unidades; e falta de vagas para atender a população.

A Jenat, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), aborda o tema “Educação Integral e o Fazer Pedagógico” nesta edição, que se estende pelos dias 07 e 08 de março.
No primeiro dia de evento, a atividade ocorreu no teatro Riachuelo, mas a capacidade limitada do espaço resultou na exclusão de diversos professores que não conseguiram se inscrever antecipadamente, sendo impedidos de acessar o teatro e participar presencialmente.

O coordenador geral do SINTE/RN, professor Bruno Vital, criticou a escolha do local, destacando que se trata de um espaço privado custeado com recursos públicos, inadequado para acomodar a categoria. Bruno sugeriu que a atividade poderia ter sido realizada integralmente no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), uma alternativa mais acessível e condizente com a realidade educacional do município.

LUTA

Sinte-RN protesta na 24ª Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal