APOSENTADOS

SINTE/RN realiza 1ª reunião virtual com trabalhadores/as em educação aposentados/as

14 Aug 2020

Pela primeira vez na história o SINTE/RN realizou uma reunião virtual com os trabalhadores em educação aposentados. A reunião à distância aconteceu na tarde desta quinta-feira (13) por meio da plataforma Zoom, sob a coordenação de Fátima Cardoso e a professora Marlene Moura, que dirige a pasta dos aposentados. Mais de 100 profissionais participaram. Na ocasião, além dos dirigentes da entidade, estiveram presentes as assessorias jurídicas da Rede Municipal de Natal e Rede Estadual.

PISO SALARIAL

A luta pelo pagamento do reajuste do Piso Salarial dos educadores da capital foi um dos temas abordados, assim como os retroativos de 2017 e 2018. Os aposentados ficaram cientes que o Prefeito mantém a posição de não cumprir a Lei, mas o Sindicato segue pressionando. Para isso, usa seus veículos de comunicação, denuncia a situação nas ruas com carros de som e veicula notas, vídeos e spots na mídia tradicional. A compreensão é que a luta política deve continuar. Por enquanto a questão não será judicializada.

O SINTE esclareceu que os aposentados devem participar das lutas empreendidas usando veículos alternativos, como WhatsApp, Instagram e e-mail do SINTE. “Acompanhe o site do SINTE/RN e mantenha-se conectado e fazendo a luta conosco”, afirmou a coordenadora geral, professora Fátima Cardoso.

AÇÃO QUE COBRA OS ATRASADOS

Outro ponto em discussão foi a Ação ganha pelo SINTE/RN em que o Governo do Estado está obrigado a pagar os atrasados da gestão Robinson Faria (2016-2018). Não cabe mais recurso. O recebimento é garantido, mas não de imediato. O SINTE vai contratar um escritório para fazer os cálculos e proceder sua execução, para que a categoria possa receber. O Sindicato fará os cálculos incluindo os salários não pagos, dezembro e o 13º de 2018, bem como a correção dos salários pagos com atraso. Os aposentados terão seus cálculos feitos primeiro. Os documentos pessoais serão cobrados no momento em que não houver nenhuma pendência e o SINTE/RN estiver com todas as providências tomadas.

PL QUE PROPÕE MUDAR O FATOR DE CORREÇÃO DO PISO

Se fez um alerta aos aposentados acerca do PL 3.776/2008, que propõe mudar o fator de correção do Piso do Magistério do Custo Aluno para o INPC. A matéria está na Câmara dos Deputados. Saiu de pauta após a pressão dos trabalhadores em educação e poderá voltar a qualquer momento. “Precisamos continuar vigilantes, uma vez que a proposta do PL 3776/2008 visa corrigir os salários pela inflação acumulada dos últimos 12 meses”, disse Fátima Cardoso.

Ela apresentou dados dos últimos 10 anos: “A inflação foi de 62,85% enquanto a correção dos nossos salários atingiu 117,41%. Sabe quanto é o ganho real? 55,19%. Se esse projeto de lei for aprovado, vamos ter perdas significativas ao longo dos anos”.

AÇÕES

O advogado e assessor jurídico, Odilon Garcia, contou que, apesar da pandemia, foram entregues 900 alvarás eletrônicos relativos à Ação da Pecuniária e Título. Segundo ele, existe a expectativa de entregar mais 830.

Já a advogada e assessora jurídica, Cristina Braga, explicou que as ações individuais continuam sendo ajuizadas normalmente e quem estiver interessado deve entrar em contato com o escritório. Recomendou a atualização contínua do cadastro de cada um junto ao SINTE/RN e contou que os atendimentos estão acontecendo por telefone e whats. (Saiba mais AQUI).

Ao final, os aposentados fizeram perguntas a ambos, tirando diversas dúvidas.

ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO

A reunião tirou os seguintes encaminhamentos: 1 -Realizar outras reuniões;2 – Cada aposentado deve acessar o site do SINTE para se manter mobilizado e participar da pressão ao Prefeito de Natal, pelo cumprimento dos 12,84% da atualização salarial.

REUNIÃO VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Uma pandemia que já matou mais de 104 mil brasileiros impõe sérias restrições. Sem vacinas e remédios eficazes, o isolamento social é a solução. Assim, o diálogo online é a saída, preservando a saúde de aposentados, que integram o grupo de risco, dirigentes e funcionários do Sindicato. Esse modelo de reunião começou em junho e se intensifica a cada dia. Neste mês o SINTE já dialogou virtualmente com os educadores de Natal (nesta quinta) e os profissionais da Educação em Tempo Integral da Rede Estadual (ontem, quarta-feira). Outros encontros deverão acontecer em breve. A direção do SINTE divulgará o novo calendário de lutas tão logo estiver definido

APOSENTADOS

14 Aug 2020

PISO SALARIAL

AÇÃO QUE COBRA OS ATRASADOS

PL QUE PROPÕE MUDAR O FATOR DE CORREÇÃO DO PISO

AÇÕES

Ao final, os aposentados fizeram perguntas a ambos, tirando diversas dúvidas.

ENCAMINHAMENTOS DA REUNIÃO

REUNIÃO VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA