REDE ESTADUAL

SINTE/RN rejeita proposta do Governo para atualizar o Piso 2023

15 Feb 2023

Créditos: Lenilton Lima

Por violar o princípio da paridade, apresentar um parcelamento com índices baixos e distantes e por ser incompatível com sua reivindicação, o SINTE/RN rejeitou a proposta que o Governo do Estado apresentou nesta terça-feira (14) para atualizar o Piso Salarial 2023. Apresentada em audiência pela secretária Socorro Batista (Educação) e pelo secretário Pedro Lopes (Administração), a proposição consiste no seguinte:

Em março implementar para todos/as os/as ativos/as e aposentados/as que ganham abaixo do Piso, retroativo ao mês de janeiro; para os demais (ativos e aposentados) 3% em maio; Em setembro 2,71%; e em dezembro 8,66%.

Já o retroativo será implementado a partir de maio de 2024.

Diante de uma proposta que não atende às expectativas da categoria, a direção do SINTE/RN fez várias intervenções reafirmando sua posição em defesa da implantação dos 14,95% em março.

O Sindicato comunicou ao Governo que já foi convocada uma assembleia para quinta-feira (16) com a finalidade de discutir esta situação. Pressionada pelo SINTE, a Secretária afirmou que uma nova proposta poderá ser apresentada ao Sindicato antes da Assembleia.

Embora considerada ruim, a direção do SINTE aponta que essa proposta de fato iniciou a negociação em torno da implementação do Piso deste ano. Assim, pretende insistir em manter o diálogo para garantir uma proposta viável. Ao mesmo tempo vai ocupar as ruas com uma agenda de luta que será definida em Assembleia.

RETROATIVO DE 2022

O Governo afirmou que cumprirá o passivo relativo a 2022, iniciando o pagamento em março, parcelado em 14 vezes.

PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO

O Plano de Carreira dos funcionários da educação será tema de uma reunião agendada para às 15h quarta-feira (15). O encontro vai reunir o SINTE/RN e a Comissão do Plano, presidida pela Secretária Estadual de Educação.

REDE ESTADUAL

SINTE/RN rejeita proposta do Governo para atualizar o Piso 2023

15 Feb 2023

Créditos: Lenilton Lima

Já o retroativo será implementado a partir de maio de 2024.

RETROATIVO DE 2022

PLANO DE CARREIRA DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO