REDE ESTADUAL

SINTE/RN quer esclarecimentos do Governo sobre portaria que prevê reposição de aulas virtuais

26 Oct 2020

O SINTE/RN está pedindo uma audiência com o Governo do Estado para obter esclarecimentos acerca da portaria 438, que prevê a reposição de aulas virtualmente com vistas a cumprir o ano letivo de 2020. A portaria foi publicada na última quarta-feira (21) pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC). Nela, a pasta afirma que os professores deverão desenvolver atividades de forma não presencial até 18 de dezembro deste ano “computando o percentual de 75% da carga horária mínima de 800 horas correspondentes ao ano letivo”. O texto ainda diz que os profissionais devem, entre 1º de janeiro e 12 de março de 2021, repor os 25% restantes, de forma híbrida. Isto é, presencialmente e à distância.

O coordenador geral do SINTE/RN, professor Bruno Vital, questiona: “Como dar 75% (de aulas) neste período? É praticamente impossível.” Ao mesmo tempo o sindicalista afirma que a portaria não é clara: “No nosso entendimento, a aula remota é uma realidade. Porém, a portaria deixa vários pontos em aberto”. Ele aponta que o Governo fala em promover os anos letivos de 2020 e 2021 em ciclos, mas antecipa o fim: “Se vai ter um ciclo, que é correspondente a seis meses, como 2020 será encerrado em março?”.

Além disso, o sindicalista pergunta como a SEEC vai garantir que as aulas alcancem todos os estudantes: “Há estudantes que moram na zona rural. Não têm internet, têm dificuldade para chegar na cidade para buscar atividades. Como a SEEC vai garantir que estas aulas chegarão a todos?”.

Bruno explica que a portaria e outros pontos serão discutidos com a SEEC tão logo o encontro for agendado. Leia a portaria na íntegra AQUI.

REDE ESTADUAL

26 Oct 2020