SME parte para ameaças e coação para tentar impedir crescimento da greve

26 Feb 2016

O SINTE/RN tem recebido várias denúncias de ameaças da Secretária Justina Iva aos educadores em greve. Na manhã desta sexta-feira (26), a professora Ana Karla, informou ao Sindicato que, após reunião com a Secretária, as diretoras dos CMEIs convocaram as (os) grevistas e exigiram a volta ao trabalho sob pena de devolução das estagiárias. A intimidação estaria obrigando a algumas educadoras a se submeterem à pressão da Prefeitura.

Outra linha de ameaças adotada pela Secretária é exigir dos diretores das escolas e CMEIs o nome dos grevistas para cortar o pagamento da hora suplementar. Isso, juntamente com as ameaças às profissionais em estágio probatório compões parte do “pacote de maldades” da Prefeitura para tentar impedir o crescimento da greve, que já ultrapassa 70% das escolas e CMEIS.

Para a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, todas as ameaças pela Secretaria de Educação não podem ser concretizadas por serem ilegais, já que a greve é um instrumento assegurado em Lei.  “A Secretária que ganhar na base do grito e das ameaças.  Não vai conseguir. Todas as medidas retaliatórias que ela promete são legalmente nulas, já que a greve está totalmente em consonância com a Legislação”, explica Fátima.

O Sindicato orienta a categoria a não ceder às pressões e ameaças e se possível gravar as falas que tiverem conteúdo intimidativo para servirem como prova documental.

SME parte para ameaças e coação para tentar impedir crescimento da greve

26 Feb 2016