APOSENTADOS

Trabalhadores/as aposentados/as em Educação lotam auditório do SINTE em primeira reunião do ano

24 Jan 2024

Atividade convocada pela diretoria de Aposentados contou com esclarecimentos sobre Piso Salarial, retroativo do Fundef, decisão do TCE, banda de metais e lanche.

No dia Nacional dos/as Aposentados/as, 24 de janeiro, cerca de 500 trabalhadores/as em Educação que já não estão mais em atividade nas escolas e que são filiados/as ao SINTE/RN compareceram ao auditório do Sindicato para a primeira reunião do ano convocada pela diretoria de aposentados/as da entidade.

A atividade foi prestigiada por dirigentes sindicais e contou com a presença da assessoria jurídica do SINTE, que prestou esclarecimentos sobre o Piso Nacional do Magistério 2024, sobre o retroativo do Fundef, sobre a recente decisão do TCE em relação a aposentadoria de servidores não estáveis e sobre uma possível restituição de valores não recebidos do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Dirigindo-se aos presentes, o advogado e assessor jurídico do SINTE, Odilon Garcia, falou sobre a ação coletiva do Fundef, ressaltando que professores/as da ativa, aposentados/as e pensionistas, que atuaram na Rede Estadual de Ensino entre novembro de 1998 e dezembro de 2006, terão pleno direito a receber 60% do montante negociado entre Estado e União, quando esse valor for liberado. Odilon também esclareceu que não existe ação coletiva relacionada à restituição do Pasep, orientou que trabalhadores/as em Educação sem estabilidade e que ainda estão na ativa agendem atendimento com o jurídico para tratar de um possível processo de aposentadoria, tendo em vista recente decisão do Tribunal de Contas do Estado, e tirou dúvidas.

“A primeira reunião de aposentados de 2024 foi um sucesso”, afirmou Marlene Moura, diretora da pasta, que continuou: “Recebemos aposentados de vários municípios. Foi um momento de encontro, sociabilidade e de ofertar informação para a categoria”.

APOSENTADOS

24 Jan 2024