Questionada pelo SINTE/RN sobre o projeto de redimensionar as escolas, a secretária de educação do Estado respondeu que vai fazer, “pois é uma questão de gestão”. A frase pode ser traduzida na seguinte visão: o modelo de escola será definido pela gestão.
Ora, algo que envolve milhares de componentes de uma comunidade não pode ser definido por uma cúpula, às escondidas. De nada adianta a secretária Claudia Santa Rosa prometer que a comunidade escolar tomará conhecimento e que não será tudo de uma vez, se a prática não tem encontrado eco nas palavras.
O SINTE/RN vai atuar para organizar a categoria em defesa da transparência do processo. É necessário que as escolas estejam bem organizadas para enfrentar este debate. Que sejam eleitos critérios para definir a forma de atuação, como:
a) Preservar e garantir que não haverá interferências na vida profissional com as medidas apontadas pela SEEC;
b) Estudo prévio das áreas geográficas, demandas e características das comunidades condições de locomoção dos estudantes;
c) Manutenção de todas as modalidades de ensino na rede: Fundamental I, II, ensino médio, ensino profissional, jovens e adultos, quilombolas, do campo.
Esses critérios devem ser discutidos nas escolas para tomarmos um posicionamento com base na realidade da comunidade escolar. Para que isso aconteça a mobilização será permanente e os conselhos de escola deverão atuar fortemente nestas decisões.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Assim como pedimos o projeto do redimensionamento das escolas, solicitamos também o da avaliação institucional. A secretaria não forneceu até o fechamento deste texto, o material solicitado. Sugeriu que o setor competente da SEEC, apresentasse posteriormente o projeto.
Vamos insistir nesta reivindicação, uma vez que aprovamos em março deste ano, a pauta reivindicatória, que consta a concepção e conceito que temos para uma avaliação institucional.
Questionada pelo SINTE/RN sobre o projeto de redimensionar as escolas, a secretária de educação do Estado respondeu que vai fazer, “pois é uma questão de gestão”. A frase pode ser traduzida na seguinte visão: o modelo de escola será definido pela gestão.
Ora, algo que envolve milhares de componentes de uma comunidade não pode ser definido por uma cúpula, às escondidas. De nada adianta a secretária Claudia Santa Rosa prometer que a comunidade escolar tomará conhecimento e que não será tudo de uma vez, se a prática não tem encontrado eco nas palavras.
O SINTE/RN vai atuar para organizar a categoria em defesa da transparência do processo. É necessário que as escolas estejam bem organizadas para enfrentar este debate. Que sejam eleitos critérios para definir a forma de atuação, como:
a) Preservar e garantir que não haverá interferências na vida profissional com as medidas apontadas pela SEEC;
b) Estudo prévio das áreas geográficas, demandas e características das comunidades condições de locomoção dos estudantes;
c) Manutenção de todas as modalidades de ensino na rede: Fundamental I, II, ensino médio, ensino profissional, jovens e adultos, quilombolas, do campo.
Esses critérios devem ser discutidos nas escolas para tomarmos um posicionamento com base na realidade da comunidade escolar. Para que isso aconteça a mobilização será permanente e os conselhos de escola deverão atuar fortemente nestas decisões.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Assim como pedimos o projeto do redimensionamento das escolas, solicitamos também o da avaliação institucional. A secretaria não forneceu até o fechamento deste texto, o material solicitado. Sugeriu que o setor competente da SEEC, apresentasse posteriormente o projeto.
Vamos insistir nesta reivindicação, uma vez que aprovamos em março deste ano, a pauta reivindicatória, que consta a concepção e conceito que temos para uma avaliação institucional.