Educação

Veículos de comunicação locais repercutem trabalho remoto dos profissionais da Educação

6 May 2021

O trabalho desenvolvido em tempos de pandemia pelos profissionais da Educação da Rede Pública de Ensino tem recebido destaque em veículos de comunicação locais. Na edição desta quinta-feira (06 de maio), o jornal Tribuna do Norte destacou em sua versão impressa e online a manchete: “Professores relatam sobrecarga e desafios do ensino remoto no RN.”

Na matéria, o jornal menciona a rotina vivida pelos professores que tiveram que adequar suas atividades ao formato remoto. Nesse sentido, são retratados os ajustes metodológicos, a sobrecarga de trabalho, o cansaço mental, a necessidade de adquirir equipamentos para uso profissional com recursos próprios e as adaptações no ambiente doméstico. As limitações dos alunos, especialmente em termos estruturais; de acesso à tecnologia, também são evidenciadas.

A matéria da Tribuna reflete a realidade de milhares de professores da Rede Pública de Ensino e é uma retratação do periódico com a categoria; uma matéria que atende a uma solicitação do SINTE/RN para esclarecer à sociedade potiguar sobre a continuidade do trabalho dos professores e das aulas nas escolas públicas.

O pedido do Sindicato veio em resposta a edição do jornal do dia 28 de abril. Nessa data, a capa do periódico estampou a seguinte chamada: “Após 407 dias sem aulas, professores ameaçam greve”. A manchete não poderia ser mais distante do que vem ocorrendo nos últimos 14 meses e, por isso, foi alvo de centenas de críticas nas redes sociais pelos trabalhadores e trabalhadoras em Educação. Em muitos comentários, os profissionais pediram respeito pelo trabalho desenvolvido e lembraram que a greve é um instrumento de luta da classe trabalhadora; um direito que não pode e nem deve ser confundido com ameaça.

Também repercutido o trabalho da categoria, uma outra matéria, dessa vez exibida na TV Tropical, acompanhou o trabalho de professores e a dedicação de alunos da Escola Estadual Adelino Dantas. A reportagem mostrou que as atividades na área administrativa e pedagógica continuaram ao longo dos meses de pandemia, com a adesão de 80% dos estudantes às atividades remotas.

Na matéria, os profissionais entrevistados revelaram que existe dificuldade na modalidade de ensino remoto, mas ponderaram que diante do contexto de pandemia essa foi a alternativa possível e, desse modo, o processo de ensino e aprendizagem vem ocorrendo, com os estudantes atendidos e contemplados.

Ainda na reportagem da Tropical é mostrado que os estudantes sem acesso à internet recebem atividades impressas e livros para continuar os estudos em suas residências e que, em meio aos desafios, os resultados positivos aparecem, como a aprovação para ingresso no Ensino Superior.

Para ver a matéria da Tribuna acesso o link: https://bit.ly/3eW4rsd.

Educação

6 May 2021

Para ver a matéria da Tribuna acesso o link: https://bit.ly/3eW4rsd.