Vitória da educação: PL que previa extinção de carreiras do magistério é retirado da Câmara

26 Oct 2023

Créditos: Lenilton Lima

Luta em defesa da carreira no magistério público de Natal e da realização de Concurso Público para a Rede Municipal de Ensino continua.

Depois de intensa mobilização dos educadores e das educadoras de Natal, que atenderam ao chamado do SINTE/RN, participaram de mobilizações virtuais e ocuparam a Câmara Municipal ao longo de duas semanas, o prefeito Álvaro Dias retirou o Projeto de Lei Complementar nº 19/2023. A retirada do Projeto, que previa a extinção de carreiras do magistério na capital, ocorreu na tarde de 25 de outubro.

Com a saída do Projeto da pauta da Câmara, a expectativa do SINTE é que seja aberta uma mesa de negociação com a participação de vereadores/as, executivo municipal, secretaria de educação e representantes da categoria. Essa mesa terá por objetivo debater o texto de um PL que trate da carreira na Rede Municipal de Ensino e que seja benéfico para todo o conjunto de educadores/as. A partir daí, com o estabelecimento de uma ampla discussão que considere a vivência de educadores/as, com um texto construído de forma democrática e que não ofereça prejuízos para a categoria, um Projeto poderá ser encaminhado para análise e votação dos/as parlamentares.

Coordenadora geral do SINTE/RN, a professora Fátima Cardoso menciona a importância da pressão da categoria, da presença dos/as educadores/as nas mobilizações e do diálogo estabelecido junto aos/as parlamentares para a retirada do PL. “Após muita pressão da categoria e de conversas com os vereadores e vereadoras, alertando sobre os prejuízos que o Projeto ocasionaria caso fosse aprovado, o PL saiu de cena. Eu agradeço grandemente a categoria que atendeu ao chamado do Sindicato e ocupou a Casa Legislativa e mostrou a força da educação. E essa Casa, a Câmara Municipal, dá o exemplo ao Executivo do que significa dialogar. Aqui, o Sindicato buscou a todos e todas, sem distinção, e mesmo reforçando que o melhor caminho era a retirada do texto da pauta, apresentamos potenciais emendas ao PL, com o suporte da nossa assessoria jurídica. Lamentamos o distanciamento que hoje existe com o Chefe do Executivo e com a secretária de Educação e esperamos que haja uma mudança de postura. Ficaremos vigilantes para que nenhum Projeto vinculado à educação chegue à Câmara sem uma construção coletiva. Queremos e buscamos, principalmente, melhorias na carreira, concurso público e aplicação do reajuste do Piso”, finaliza.

Rômulo Arnaud, professor e coordenador geral do SINTE, esclarece que o PLC nº19/23 não foi discutido com a categoria, trazia prejuízos para a carreira e de certo modo, desviava o foco de necessidades mais urgentes da educação municipal. “O Projeto era ruim para os/as educadores/as. Consequentemente, prejudicava a educação pública municipal. Agradecemos a participação da categoria nas atividades que convocamos. Agradecemos aos vereadores e vereadoras, parlamentares da oposição e da situação, que compreenderam a necessidade de aprofundar o diálogo sobre o projeto. Ressaltamos ainda que o Prefeito precisa respeitar o Piso do Magistério e vamos seguir na busca pelo Piso e pelo concurso público. E se vier um novo Plano de carreira, que seja em benefício de toda a comunidade escolar.”

26 Oct 2023

Créditos: Lenilton Lima