APOSENTADOS

Combate ao etarismo e debate sobre direitos marcam reunião dos/as aposentados/as em setembro

27 Sep 2024

No dia 26 de setembro, trabalhadores/as aposentados/as da Educação se reuniram no auditório do SINTE-RN para uma atividade de formação e esclarecimento sobre direitos. O evento, realizado pela pasta de aposentados da Entidade, contou com a participação do assessor jurídico do Sindicato, advogado Odilon Garcia, que abordou as ações judiciais mais recentes em tramitação, esclarecendo dúvidas e orientando os presentes sobre questões legais pertinentes à categoria.

A manhã foi enriquecida pela palestra da professora e assistente social Elisangela Pereira, que discutiu o etarismo — um tipo de preconceito e discriminação direcionado às pessoas em razão da idade. Elisangela trouxe exemplos cotidianos de como o etarismo se manifesta, desde comentários depreciativos até a marginalização e a discriminação no mercado de trabalho. Confira os slides utilizados nessa palestra clicando AQUI.

A professora enfatizou que a discriminação contra pessoas idosas é um crime e deve ser denunciada. Para isso, ressaltou a importância do Disque 100, disponível 24 horas por dia, onde denúncias podem ser feitas de forma anônima e gratuita em todo o Brasil.

Ao final da reunião, houve um sorteio de brindes entre os participantes, proporcionando um momento de descontração e camaradagem.

APOSENTADOS

27 Sep 2024